A CIDADE E O DINHEIRO REPRESENTADOS NAS OBRAS DE GEORG SIMMEL E DE DYONÉLIO MACHADO

Autores/as

  • Mauro Gaglietti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Palabras clave:

Os ratos, Atitude blasé, Cidade

Resumen

Examina-se o romance Os ratos, de Dyonélio Machado, tendo em vista a crítica da modernidade empreendida por Georg Simmel, no contexto de uma economia monetária desenvolvida, socializante e agregadora das ações cotidianas. Do mesmo modo que a cidade é o centro da circulação do dinheiro, ela é lugar propício para a atitude blasé. Como na metrópole a concentração é muito grande, exige-se do indivíduo o máximo de seus nervos. O caráter blasé, a indiferença diante de tudo e todos, reverte em uma desvalorização de tudo e todos, e, por fim, no sentimento de depreciação da própria individualidade. Viver na cidade grande supõe sempre estratégias de sobrevivência em meio à concentração – estratégias que são, o mais das vezes, comportamentos estilizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Gaglietti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

 Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Atualmente é professor colaborador do Mestrado em Direito (Direito e Multiculturalismo) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Santo Ângelo.

Citas

ALBÉ, Maria Helena. Uma leitura de Os Ratos de Dyonélio Machado. Porto Alegre: PUCRS, 1983.

ARRIGUCCI, Davi. O cerco dos ratos [Posfácio]. In: MACHADO, Dyonélio. Os ratos. São Paulo: Planeta, 2004.

CAMARGO, Iberê. Um esboço autobiográfico. In: CAMARGO, Iberê. Gaveta dos guardados. São Paulo: Edusp, 1998.

GRAWUNDER, Maria Zenilda. Curso e discurso da obra de Dyonelio Machado: uma análise da legitimação. 1989. Dissertação (Mestrado em História), Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

MACIEL, Laury. O universo degradado de Naziazeno Barbosa. Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1977

MACHADO, Dyonélio. Os ratos. São Paulo: Ática, 2000.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade – visões literárias do urbano: Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.

TOSTES, Theodomiro. O mundo de Dyonélio Machado. Correio do Povo, Porto Alegre, 7 jul. 1979.

VÉSCIO, Luiz Eugênio. História e Literatura: a Porto Alegre dos anos 30 a partir de “Os Ratos”. Bauru: USC, 1995.

WOODWARD, Howard. The First German Municipal Expositions (Dresden, 1903). The American Journal of Sociology, v. IX, 1904; v. X, p. 47-63, 1905.

Publicado

2007-12-11

Cómo citar

Gaglietti, M. . (2007). A CIDADE E O DINHEIRO REPRESENTADOS NAS OBRAS DE GEORG SIMMEL E DE DYONÉLIO MACHADO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(4), 1–8. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/641