TEATRO EM CARROCERIAS DE CAMINHÕES THEATER ON TRUCKS

Autores/as

  • John C. Dawsey Universidade de São Paulo – USP

Palabras clave:

Performance, Montagem, Bóia-fria

Resumen

Os escritos de Victor Turner referentes à antropologia da performance são sugestivos para a análise do que poderíamos chamar de “teatro dos bóias-frias”. Mas, esse teatro de canaviais e carrocerias de caminhões também é sugestivo: trata-se de um lugar privilegiado para se repensar um conjunto de questões que emergem nas interfaces da performance e antropologia. Tendo-se em vista a especificidade da “prática de calcular o lugar olhado das coisas” que caracteriza esse teatro, os seguintes tópicos pontuam o texto que vem a seguir: 1) dramas sociais, 2) relações entre dramas sociais e dramas estéticos, 3) símbolos e montagens, e 4) paradigmas do teatro na antropologia. Uma observação: nesse exercício encontro “afinidades eletivas” entre o pensamento de Walter Benjamin e a dramaturgia de Bertolt Brecht, e, por outro lado, os princípios dramatúrgicos dos “bóias-frias”.

 

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Biografía del autor/a

John C. Dawsey, Universidade de São Paulo – USP

Professor do Departamento de Antropologia e coordenador do Núcleo de Antropologia da Perfomance do Drama (Napedra) da Universidade de São Paulo. Defendeu tese de livre-docência intitulada De que riem os “bóias-frias”? Walter Benjamin e o teatro épico de Brecht em carrocerias de caminhões.

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Publicado

2006-12-12

Cómo citar

C. Dawsey, J. . (2006). TEATRO EM CARROCERIAS DE CAMINHÕES THEATER ON TRUCKS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–19. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/783