TELENOVELA COMO FORMA CULTURAL
GÊNEROS E ESTILOS LITERÁRIOS NA TELEFICIONALIDADE
Palabras clave:
Telenovela, Gêneros Literários, Ficção, VerossimilhançaResumen
A teledramaturgia ocupa um espaço importante na história da televisão brasileira. A produção de teleficção seja da telenovela, de seriados e de minisséries é resultado de transposições de linguagens como o teatro, o cinema e a literatura. A teledramaturgia e seu mais importante produto, a telenovela é construída, a partir de composição de alguns gêneros literários e suas formas, como o melodrama e também recebe influências de estilos como o realismo. O artigo procura compreender como a telenovela, como produto televisivo e também uma forma cultural possui diversas matrizes narrativas e uma possível estética baseada na verossimilhança. Para essa compreensão destacaremos e analisaremos algumas dessas matrizes e seus desdobramentos na construção da novela como teleficção.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES, A poética. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1998.
CANDIDO, Antônio. Presença da literatura brasileira: história e antologia. 13 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
COMPAGNON, Antonie. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
HUPPES, Ivete. O melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
LEAL, Ondina Fache. A leitura social da novela das oito. 3ed. Petrópolis: Vozes, 1990.
MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
MOTTER, Maria Lourdes. Ficção e realidade: a construção do cotidiano na telenovela. São Paulo: Alexa Cultural, 2003.
ORTIZ, Renato; BORELLI, Silva Helena Simões; RAMOS, José Maria Ortiz. Telenovela: história e produção. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de Televisão. São Paulo: Moderna, 1998.
SILVA, Lourdes Ana Pereira. Estudos de recepção de telenovela: um olhar sobre a produção acadêmica brasileira na primeira década do século XXI. In: X Congresso Alaic – Comunicación en tiempos de crisis. 2010, Bogotá: Congresso Alaic, v. 1. p. 1-15, 2010.
THOMESSEAU, Jean Marie. O melodrama. Lisboa: Perspectiva, 2005.
WATT, Ian. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fiedding. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
WILLIAMS, Raymond. Television: tecnology and cultural form. Nova York: ShockenBooks, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.