O SILENCIOSO DESPERTAR DO MUNDO SURDO BRASILEIRO
Palabras clave:
História da Educação, Surdos, História InstitucionalResumen
O presente trabalho constitui um estudo a respeito da temática da Educação desenvolvida no Brasil, especificamente na Corte Imperial, em meados do século XIX, décadas de 1850 e 1860. Entendendo o panorama educacional e político deste período, tem como questões principais: o processo de construção do Estado Imperial e da Instrução Pública; o estudo dos preceitos médico-higienistas relacionados aos debates sobre poder e disciplina na educação de surdos e as questões sociopolíticas que envolveram a criação da primeira escola para surdos no Rio de Janeiro oitocentista, o Imperial Instituto dos Surdos Mudos.
Descargas
Citas
COSTA, Jurandyr Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1973.
MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2002.
SOARES, Maria Aparecida Leite. A Educação do Surdo no Brasil. Bragança Paulista, São Paulo: EDUSF; Editora Autores Associados, 1999
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.