O SILENCIOSO DESPERTAR DO MUNDO SURDO BRASILEIRO

Autores/as

  • Fernanda Bouth Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palabras clave:

História da Educação, Surdos, História Institucional

Resumen

O presente trabalho constitui um estudo a respeito da temática da Educação desenvolvida no Brasil, especificamente na Corte Imperial, em meados do século XIX, décadas de 1850 e 1860. Entendendo o panorama educacional e político deste período, tem como questões principais: o processo de construção do Estado Imperial e da Instrução Pública; o estudo dos preceitos médico-higienistas relacionados aos debates sobre poder e disciplina na educação de surdos e as questões sociopolíticas que envolveram a criação da primeira escola para surdos no Rio de Janeiro oitocentista, o Imperial Instituto dos Surdos Mudos.

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Citas

COSTA, Jurandyr Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1973.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2002.

SOARES, Maria Aparecida Leite. A Educação do Surdo no Brasil. Bragança Paulista, São Paulo: EDUSF; Editora Autores Associados, 1999

Publicado

2006-06-23

Cómo citar

Pinto, F. B. . (2006). O SILENCIOSO DESPERTAR DO MUNDO SURDO BRASILEIRO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(2). Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/904