“ROLIÚDE NORDESTINA” – UM CENÁRIO DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS

Auteurs

Mots-clés :

Cinema, Pedagogia Cultural, Educação

Résumé

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa, ainda iniciante, de minha dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação. Ele visa discutir as práticas educativas de um cenário turístico, voltado ao cinema, no município de Cabaceiras – a “Roliúde Nordestina”. Desde a década de 90, com a minissérie O Auto da Compadecida, Cabaceiras tem cedido seu espaço para a filmagem de mais de 18 produções, demonstrando a produção de um conhecimento que tem formado jovens e moradores da cidade. Entendendo o ‘cinema’ como uma pedagogia cultural e a ‘educação’ como a formação que recebe o sujeito cotidianamente, nos apropriamos dos Estudos Culturais, como um referencial teórico que vê no cinema um artefato cultural que produz conhecimento conforme a cultura em que se inscreve e que por isso deve ser problematizado, inclusive pelo campo da Educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vivian Galdino de Andrade, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Licenciada em História pela UEPB e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFPB.

Références

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 2001.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. 2. ed. São Paulo: Vozes, 1997.

MENEZES, Paulo Roberto Arruda. Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social, Revista de Sociologia, USP, São Paulo, 8(2), out. 1996.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SIMON, Roger L. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

SOUZA, Bruno Jorge de. O cinema na escola: aspectos pedagógicos do texto cinematográfico. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Programa de Pós-graduação, Universidade Católica de Goiás, 2005.

Téléchargements

Publiée

2008-03-31

Comment citer

Galdino de Andrade, V. . (2008). “ROLIÚDE NORDESTINA” – UM CENÁRIO DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(1), 1–15. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/182