O PENSAMENTO EDUCACIONAL CONSERVADOR EM AÇÃO NO DEBATE DA LEI DE DIRETRIZES E BASES
Mots-clés :
Política e educação, Educação e sociedade, Pensamento ConservadorRésumé
O objetivo deste artigo é analisar o debate que resultou na Lei n. º 4024/1961, acerca do ensino de 1.º e 2º graus que entrou em vigor sob o governo de João Goulart considerando o processo de lutas iniciadas na sociedade civil, que perpassou o Estado em toda a sua extensão. Este debate percorreu todo o período democrático. Este artigo aborda o debate parlamentar e a intensa mobilização na sociedade civil onde a questão do financiamento da educação emergiu. Neste ponto destacamos personagens como Gustavo Corção e Carlos Lacerda, que travaram intensa militância política, preparando as condições para o predomínio dos interesses privados na educação brasileira.
Téléchargements
Références
BARROS, Roque Spencer de. Educação e Monopólio. O Estado de São Paulo, 2 de março de 1958, In.: BARROS, Roque Spencer de. Diretrizes e Bases da Educação. São Paulo: Pioneira: 1960.
BELOCH, Israel; ABREU, Alzira Alves de. (Org.) Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (1930-1964). Rio de Janeiro: Forense/FGV/CPDOC, 1984.
CORÇÃO, Gustavo. A quem compete educar. O Estado de São Paulo, Suplemento “Literatura e Arte”, São Paulo, p. 4, 25 de janeiro de 1958.
CUNHA, Luís Antonio.Golpe na Educação. Rio de Janeiro. Zahar, 1985.
DA LIBERDADE de ensino, O Estado de São Paulo, 6 de fevereiro de 1958, In. BARROS, Roque Spencer de. Diretrizes e Bases da Educação. São Paulo: Pioneira, 1960.
OUTRAS FONTES
BRASIL — Anais da Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 11.12.1958 — Votação única do projeto 2222 – B, vol. 25.
TRIBUNA Da Imprensa, Rio de Janeiro, caderno 2, 02-01-59.
TRIBUNA Da Imprensa, Rio de Janeiro, caderno 2, 05.12.1958.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.