A INSTRUÇÃO COMO PRÁTICA DIALÓGICA NO PROCESSO DE MONTAGEM DO ESPETÁCULO TEATRAL CHAMAS NA PENUGEM
Mots-clés :
Jogo Teatral, Instrução, Encenador/InstrutorRésumé
O presente texto visa discutir e refletir a instrução no jogo teatral no processo de criação da montagem do espetáculo Chamas na Penugem. A peça foi encenada pela professora-pesquisadora-encenadora Ingrid Dormien Koudela, com assistência do professor-pesquisador-encenador Joaquim Gama, efetuado com a turma do 5º período de 2008 do Curso de Teatro/Arte-Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO).
Os relatos presentes investigam os procedimentos da instrução no jogo teatral, introduzindo um processo de experimentação e experienciação dos atores/jogadores na montagem teatral. A instrução é pautada em mecanismos que refletem a criação construtivista da obra teatral. Nesse sentido, a instrução instaura procedimentos práticos e teóricos, que visam à construção da obra teatral através de abordagens pedagógicas.
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Références
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1992.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais. O Fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
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