DANÇA ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS
A HISTÓRIA CONTADA PELAS VOZES DE QUEM DANÇA
Mots-clés :
História, Memória, Dança em cadeira de rodas, EsporteRésumé
A dança esportiva em cadeira de rodas surgiu no Brasil no ano de 2001, com a realização do I Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. Pela iniciativa de pesquisadores, reuniram-se diversos grupos de pessoas com deficiência de todo país, com o intuito de se apresentar uma nova modalidade esportiva culturalmente européia. Desde então, a Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas, instituída no mesmo momento, organiza anualmente o Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. Embora se trate de um fato no tempo presente, impõe-se a necessidade de se escrever a história dessa modalidade no Brasil, uma vez que, pelos registros históricos de diversos países, em cada um ela se constituiu de forma diferente. Tomando como ponto de partida tal necessidade, o objetivo da pesquisa foi, utilizando-se da metodologia da história oral, registrar como se constituiu esse esporte, a partir da memória dos atletas que participam da modalidade desde 2002.
Téléchargements
Références
COSTA, Alberto Martins da; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação Física e Esporte Adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Rev. Bras. Cien. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 27-42, 2004.
FERREIRA, Eliana Lucia; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. A possibilidade do movimento corporal na dança em cadeira de rodas. R. Bras. Cien. e Mov.; Campinas, v. 12, n. 4, 2004.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. (Org.). Arquivos Fontes e Novas Tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000.
FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. TOPOI. Revista de história, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 9, p. 314-332, 2004.
FIGUEIREDO, Valéria Maria Chaves de. Gente em cena: fragmentos e memórias da dança em Goiás. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/vol22valeria.php
HULLU, O; KLEPPE, T. Z. M. Classification: Wheelchair Dance. Warsaw: EPC, 2002.
RIED, Bettina; FERREIRA, Eliana Lucia; TOLOCKA, Rute Estanislava. Subsídios para Competições Oficiais de Dança em Cadeira de Rodas. Campinas, CBDCR, 2003.
SAMULSKI, Dietmar, NOCE, Franco. Perfil psicológico de atletas paraolímpicos brasileiros. Rev. Brás Med. Esporte, v. 8, n. 4, p. 157-166, 2002.
VIERA, Alba Pedreira. Dançando nos espaços das rupturas: olhares sobre influências das danças modernas e expressionistas no Brasil. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 6, n. 3, 2009. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/vol20alba.php
VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Arquivos Fontes e Novas Tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.