RETRATOS MEMORIAIS
NASCIMENTO/MORTE DA LINHAGEM FAMILIAR BURGUESA
Mots-clés :
Retratos memoriais, Bustos, Fotografias de porcelana, Cemitérios brasileiros, séculos XIX e XX.Résumé
Este artigo propõe abordar alguns aspectos dos retratos memoriais instalados em monumentos perpétuos construídos em cemitérios brasileiros, datados dos séculos XIX e XX, período em que se iniciou o costume de ornamentar o túmulo com o busto do falecido. Aos poucos a fotografia de porcelana ocupou essa mesma função em túmulos de menor porte. Trata-se de tipos específicos de ornamentos relevantes na composição da construção funerária. O gênero do retrato memorial aqui destacado para a análise iconográfica se restringe a um só tipo de produção artística: bustos e fotografias que retratam o casal, uma representação simbólica do nascimento e da perpetuação do núcleo familiar burguês. As várias poses dos retratados atendem às funções de preservar a memória familiar dos falecidos e de satisfazer os anseios dos seus descendentes, que desejam eternizá-los perante a comunidade. Podem-se ainda identificar os costumes da família brasileira diante da morte, mediante o uso desses ornamentos peculiares.
Téléchargements
Références
CABRAL, Maria Madalena Roberto. (Org.). Iconografia: documentação histórica e fotográfica do acervo artístico no município de Goiânia. Goiânia: Divisão de Patrimônio Histórico, 2008.
BERRESFORD, Sandra. Portraiture. In: BERRESFORD, Sandra. Italian Memorial Sculpture 1820-1940. London: Frances Lincoln Limited, 2004.
BORGES, Maria Elizia. A fotografia em túmulos brasileiros: ornamento e memória. Boletim 4. Grupo de Estudo Arte e Fotografia. DAP/ECA/USP. (No prelo)
BORGES, Maria Elizia. Arte Funerária no Brasil (1890-1930): ofício de marmoristas italianos em Ribeirão Preto. Funerary Art in Brazil (1890-1930): italian marble carver craft in Ribeirão Preto. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2002.
BUFÁIÇAL, Maria Lúcia Felix. Crônicas e outras histórias. A foto na lápide. O POPULAR, Goiânia, 21 Mar. 2012.
BURNS, Stanley B. Death in America: A chronological History of Illnes and Death. Black Mirror Films, 1998.
CANTARELLA, Eva. Pompei – I volti dell’amore. Milano: Mondadori, 1998.
COLI, Jorge. Arte e pensamento. In: FLORES, M. B. R.; VILELA, A. L. (Orgs.). Encantos da imagem: estâncias para a prática historiográfica entre história e arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2010.
DEBRAY, Regis. O nascimento pela morte. In: DEBRAY, Regis . Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.
FABRIS, Annateresa. A guerra das imagens. In: ZIELINSKY, Mônica. (Org.). Fronteiras: arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003.
FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
FELLONE, Roseli. Aspectos do dionisismo na Etrúria: a perpetuação após a morte. CLÁSSICA. Revista Brasileira de Estudos Clássicos. São Paulo, FAPESP, v.7/8, 1994/1995.
FONSECA, Raphael. Retrato. In: CAMPOS, Marcelo; et al. (Orgs.). História da Arte: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2011.
FLORES, Maria Bernadete Ramos. Estética do corpo e da pedra: ciência e arte na política do belo. ArtCultura, Uberlândia, MG, v. 8, n. 12, Jan./Jun. 2006.
GRIMAL, Pierre. O amor em Roma. Tradução de Hildegard F. Feist. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
HORNE, Ronald Willian; MONTANARELLI, Lisa. (Coord.). Forgotten Faces: A window into our immigrant past. San Francisco: Black and White Edition, 2000.
MADEIRA, Visconde de São João da. Museu dos Emigrantes. Disponível em: <http://www.museu-emigrantes.org>. Acesso em: 18 abr. 2012
MARQUES, Luiz. A fábrica do antigo. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.
MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de Moura (org.). Retratos quase inocentes. São Paulo: Nobel, 1983.
PASCOALIN, Waldir: depoimento (out. 1995). Entrevistadora: Maria Elizia Borges, Ribeirão Preto (SP), 1995.
SCHMITT, Jean-Claude. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
VOVELLE, Michel. Imagens e Imaginário na História. São Paulo: Ática, 1997.
WINCKELMANN, Johann Joachim. Reflexões sobre a imitação das obras gregas em pintura e em escultura. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline. (Org.). A pintura: o belo. São Paulo: Ed. 34, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.