ORALIDADES, DISCURSOS E SABERES DO CORPO-CAPOEIRA COMO ARTE

Auteurs

  • Luis Vitor Castro Júnior Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Mots-clés :

Capoeira, Arte, Saber, Corpo

Résumé

O desafio deste texto consiste em compreender as artimanhas do corpo na roda de capoeira como potência artística, a partir da falas de velhos mestres, bem como analisar os discursos utilizados por Catunda e Sodré sobre a capoeira como arte. Nesta caminhada, enveredamos na história oral como dispositivo de investigação capaz de produzir ressonâncias orais. Nos discursos elaborados pelos escritores percebe-se a tentativa de justificar a capoeira como arte usando outras linguagens artísticas, bem como a inédita ideia de Muniz Sodré em considerar a arte mandingueira do corpo que é capaz de criar, de improvisar e de re-significar as multiplicidades gestuais, já nas falas encarnadas dos mestres residem a experiência da ‘arte do fazer’ que através da roda, eles criam novos territórios estéticos e éticos, no qual o ritual da roda de capoeira aglutina em si as diversas formas de linguagem artísticas.   

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luis Vitor Castro Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Références

ABREU, Frede. O barracão do Mestre Waldemar. Salvador: Zarabata, 2003.

DECÂNIO, Ângelo. A herança de Pastinha: a metafísica da capoeira. Salvador: Coleção São Salomão, 1996.

DECÂNIO FILHO, Ângelo. Entrevista realizada na sua residência, Salvador, BA, 15 de agosto de 1999.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GIL, José Nuno. Abrir o corpo. In: FONSECA, Tânia Mara Galli; ENGELMAN, Selda. (Orgs.). Corpo, Arte e Clínica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Elogio da beleza atlética. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

JOUTARD. Philippe. Desafios à História Oral do século XXI. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; Casa de Osvaldo Cruz; CPDOC; Fundação Getúlio Vargas, 2000.

LUZ, Aurélio Marco Aurélio. AGADÁ: dinâmica da civilização africano-brasileira. Salvador: EDUFBA, 1995.

MENEZES, Philadelpho. Da poesia fonética à poesia sonora. In: MENEZES, Philadelpho. (Org.). Poesia sonora: poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: EDUC, 1992.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Passagem da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In: PARENTE, André. (Org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

PORTELLI, Alessandro. O momento da minha vida: Funções do Tempo na História Oral. In: FENELON, Déa; Muitas Memórias, Outras Histórias. São Paulo: Olho d’Água, 2004. p. 296-313.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a História oral diferente. Revista Projeto História, São Paulo, v. 14, p. 25-39, 1997.

ROBSON, Ernest. O conceito de música fonética. In: MENEZES, Philadelpho. (Org.). Poesia sonora: poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: EDUC, 1992.

SANT’ANNA, Denise Bernunzi. Vertigens do corpo e da clínica. In: FONSECA, Tânia Mara Galli; ENGELMAN, Selda. (Orgs.). Corpo, Arte e Clínica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

SALVADOR, CULTURA e participação popular Revista Viva Salvador. Salvador: Fundação Gregório de Mattos, Março /Abril. 2005.

SANTOS, João Pereira. Mestre João Pequeno. Entrevista realizada na sua academia, no largo Santo Antônio Além do Carmo, no dia 12 de junho de 1989.

SODRÉ, Muniz. Mestre Bimba: corpo de mandinga. Rio de Janeiro: Mannati, 2002.

Téléchargements

Publiée

2012-12-14

Comment citer

Castro Júnior, L. V. . (2012). ORALIDADES, DISCURSOS E SABERES DO CORPO-CAPOEIRA COMO ARTE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(3), 1–17. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/423