TOM ZÉ
A CRÍTICA DA CANÇÃO POPULAR E A CANÇÃO POPULAR CRÍTICA
Mots-clés :
Tom Zé, Canção crítica, Música Popular BrasileiraRésumé
Este artigo propõe discutir alguns aspectos da produção musical de Tom Zé, sob a perspectiva da canção crítica. Num primeiro momento apresenta-se o conceito de canção crítica, tal como desenvolvido historicamente na música popular brasileira, para, em seguida, realizar um exame focado no projeto estético do compositor de Irará.
Téléchargements
Références
DIAS, Márcia T. – Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.
FENERICK, José Adriano . A ditadura, a indústria fonográfica e os ‘Independentes’ de São Paulo nos anos 70/80. In: Revista Métis: História e Cultura. v.3, n.6. jul.- dez. de 2004. Caxias do Sul, RS: Edusc, 2005
FENERICK, José Adriano – Nem do Morro, Nem da Cidade: as transformações do samba e a indústria cultural. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2005.
MORELLI, Rita de C. L. Indústria fonográfica: relações sociais de produção e concepção acerca da natureza do trabalho artístico. Campinas: Unicamp, 1988.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope das ideias. A questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
NAPOLITANO, Marcos. Música Popular Brasileira (MPB) nos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: Actas del IV Congresso Latinoamericano de la Asociación Internacional para el estúdio de la Música Popular, Cidade do México, abril de 2002.
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção. Engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001.
NAVES, Santuza Cambraia – Canção Popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
PANAROTTO, Demétrio. Qual sertão, Euclides da Cunha e Tom Zé. São Paulo: Lumme, 2009.
SILVA, Gracchio Braz Peixoto da. Tom Zé: o defeito como potência. A canção, o corpo, a mídia. São Paulo: PUC, 2005.
TATIT, Luiz. O cancionista. São Paulo: Edusp, 1996.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê, 2004.
TERRA, Vera. Acaso e Aleatório na música: Um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: EDUC/Fapesp, 2000.
TOM ZÉ. Tropicália, lenta luta. São Paulo: Publifolha, 2003.
WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.
OUTRAS FONTES
TOM ZÉ. Com defeito de fabricação. Trama, 1998.
TOM ZÉ, Jogos de Armar – faça você mesmo. Trama, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.