CIDADE COMO PATRIMÔNIO PÚBLICO

ESTRANHAMENTO E FOTOGRAFIA

Auteurs

  • Antonio Simplicio de Almeida Neto Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
  • Marcia Aparecida Gobbi Universidade de São Paulo – FEUSP

Mots-clés :

Educação Patrimonial, Fotografia, Cidade

Résumé

A educação patrimonial tornou-se temática frequente em debates culturais, ancorada na premissa de que a escolarização seria momento propício para a conscientização sobre o patrimônio histórico e cultural. Nem sempre, contudo, é considerada a distância entre este bem simbólico e os grupos sociais que não possuem as competências internalizadas – tornadas habitus –, necessárias para a apreensão e valorização deste patrimônio, alijados que são da mais elementar condição de cidadãos. Pelo diálogo interdisciplinar entre História, Ciências Sociais e Educação procura-se promover estranhamento sobre a questão, desnaturalizando o olhar sobre a cidade, tomando-a como patrimônio público através da fotografia.

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Bibliographies de l'auteur

Antonio Simplicio de Almeida Neto, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Doutor, Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Marcia Aparecida Gobbi, Universidade de São Paulo – FEUSP

Doutora, Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP.

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Publiée

2014-06-17

Comment citer

Simplicio de Almeida Neto, A. ., & Gobbi, M. A. . (2014). CIDADE COMO PATRIMÔNIO PÚBLICO: ESTRANHAMENTO E FOTOGRAFIA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–19. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/539