CIDADE COMO PATRIMÔNIO PÚBLICO
ESTRANHAMENTO E FOTOGRAFIA
Mots-clés :
Educação Patrimonial, Fotografia, CidadeRésumé
A educação patrimonial tornou-se temática frequente em debates culturais, ancorada na premissa de que a escolarização seria momento propício para a conscientização sobre o patrimônio histórico e cultural. Nem sempre, contudo, é considerada a distância entre este bem simbólico e os grupos sociais que não possuem as competências internalizadas – tornadas habitus –, necessárias para a apreensão e valorização deste patrimônio, alijados que são da mais elementar condição de cidadãos. Pelo diálogo interdisciplinar entre História, Ciências Sociais e Educação procura-se promover estranhamento sobre a questão, desnaturalizando o olhar sobre a cidade, tomando-a como patrimônio público através da fotografia.
Téléchargements
Références
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Contexto, 2004.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo / Porto Alegre: Edusp / Zouk, 2007.
DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por ele mesmo. São Paulo: Hucitec / PMSP/Secretaria Municipal de Cultura, 1985.
HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.
JACQUES, Paola Berestein. Espetacularização do patrimônio cultural urbano. In: PORTO, Maria Stella; DWYER, Tom. (Orgs.). Sociologia em transformação: pesquisa social do século XXI. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2006.
KOSSOY, Boris. Fotografia & história. São Paulo: Ateliê, 2001.
KOWARICK, Lúcio. Escritos urbanos. São Paulo: Ed. 34, 2009.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.
LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: Unesp, 1988.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografía e da imagem. São Paulo: Contexto, 2009.
OLIVARES, Mario Ortega. Metodologia de la sociología visual y su correlato etnológico. Revista Argumentos, v. 22, n. 59, enero-abril de 2009.
ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de história. In: BITTENCOURT, Circe M. F. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
PELEGRINI, Sandra C. A.; FUNARI, Pedro Paulo. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.
SEVCENKO, Nicolau. O desafio das tecnologias à cultura democrática. In PALLAMIN, Vera. (Org.). LUDEMANN, Marina. (Coord.). Cidade e cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
SOARES, André Luis Ramos. De heróis a bandidos: educação patrimonial e ensino de história ou como manipulamos o passado na construção do presente. In: RAMOS, Franscisco Régis Lopes; LUCAS, Meize Regina de Lucena. (Orgs.). Tempo no plural: História, ensino, diversidade cultural. Programa de pós-graduação em História da UFC. Fortaleza: Realce Editora & Ind. Gráfica Ltda., 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.