PADRES LENTES DO IMPÉRIO
SECULARIZAÇÃO E INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PARAHYBA DO NORTE (1864-1889)
Mots-clés :
História da educação, Secularização, Instrução PúblicaRésumé
A secularização da instrução passou a se manifestar na Europa de forma mais efetiva no final do século XVIII e mais particularmente no século XIX. No Brasil, veio lentamente a se tornar temática recorrente na última metade do século XIX a partir de propostas instrucionais e discursos legislativos. O Estado brasileiro, como uma monarquia, mantinha o sistema de padroado, onde a Igreja era submetida às ordens da realeza. Inclusive relacionados a escolha de lideranças eclesiásticas. No cotidiano das relações administrativas vinculadas a instrução nas províncias, o Estado entretanto, obedecia a uma lógica de dependência. Eram os padres os grandes responsáveis pela instrução num mundo que se transformava, mas de forma específica. Nosso artigo visa refletir sobre a presença clerical na instrução pública da Parahyba do Norte, nos últimos dias do período imperial, como uma forma de perceber os indícios de um processo de transição entre modelos societários europeus e a dinâmica cultural brasileira. Notadamente na esfera dos espaços escolares, fortemente influenciada pelo universo católico.
Téléchargements
Références
AZZI, Riolando. História da Igreja no Brasil. São Paulo: Vozes, 1999.
BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.
CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem: A elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
GIDDENS, Antony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.
MARRAMAO, Giacomo, Poder e Secularização:as categorias do tempo. São Paulo: EDUSC, 1994.
NISKIER, Arnaldo. Educação Brasileira: 500 anos de História-1500-2000. Rio de Janeiro: Consultor, 1995.
PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira. Da era das cadeiras isoladas aos grupos escolares na Paraíba do Norte. 1822-1940. São Paulo: Autores associados. 2004.
SILVA, Ramsés Nunes e. Signal dos tempos: modernidade, secularização e laicização na instrução pública da Parahyba do Norte (1067-1902). 2006. Dissertação (Mestrado em História) – PPGE, UFPB, João Pessoa, 2006.
OUTRAS FONTES
A OPINIÃO. Obras na escola pública. Cidade da Parahyba do Norte.Imprensa Parahybana, V. 2, n. 3, 1877.
ATA. Assembleia legislativa da província da Parahyba do Norte. Cidade da Parahyba, 1874.
ATA. Assembleia legislativa da província da Parahyba do Norte. Cidade da Parahyba, 1873.
CORRESPONDÊNCIA, Instrução Pública. Cidade da Parahyba do Norte, Manuscrito. Folha 17. 1879.
OFÍCIO 292.Instrução Pública. Cidade da Parahyba do Norte: manuscrito. Folha 9, 1879.
O LIBERAL PARAHYBANO. Concurso Público. Cidade da Parahyba do Norte. Imprensa paraibana, V. 1, n. 4, 1879.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.