DIMENSÃO CULTURAL DO TURISMO

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE

Auteurs

  • Edegar Luis Tomazzoni Universidade de São Paulo – USP

Mots-clés :

Turismo, Cultura, Integração, Elementos, Desenvolvimento

Résumé

O ambiente turístico não é construído somente sobre alicerces físicos, ou sobre valores materiais mensuráveis por critérios econômicos. A dimensão cultural reúne os elementos da centralidade da cultura; cultura popular; integração cultural; e produtos e atrativos culturais que são fundamentais para o planejamento e gestão do desenvolvimento sustentável do turismo. Além disso, a aplicação das teorias da cultura à pesquisa do turismo gera novas teorias e conhecimentos necessários ao desenvolvimento da atividade turística. Para fundamentar os referenciais teóricos dos elementos da dimensão cultural do turismo, este artigo identifica aspectos culturais da Região das Hortênsias (Serra Gaúcha (RS), formada pelos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edegar Luis Tomazzoni, Universidade de São Paulo – USP

Doutor em Turismo com Ênfase em Desenvolvimento Regional pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do PPGTUR – Mestrado em Turismo de Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Références

ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural. Campinas: Papirus, 2000.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2001.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: USP, 1997.

COOPER, Chris; FLETCHER, Jonh; WANHILL, Stephen; GILBERT, David; SHEPEHERD, Rebecca. Turismo, princípios e prática. São Paulo: Artimed, 1998.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

IRVING, Marta; AZEVEDO, Júlia. Turismo: o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002.

KOTLER, Philip; REIN, Irving. Marketing público. São Paulo: Makron, 1995.

PIRES, Mário Jorge. Lazer e turismo cultural. São Paulo: Manole, 2001.

SWARBROOKE, John. Turismo sustentável: conceitos e impacto ambiental. São Paulo: Aleph, 2000.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Téléchargements

Publiée

2008-09-30

Comment citer

Tomazzoni, E. L. . (2008). DIMENSÃO CULTURAL DO TURISMO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(3), 1–15. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/61