UMA VISÃO INTEGRADA SOBRE A COMPANHIA DAS VINHAS DO ALTO DOURO

Auteurs

  • Paulo Reis Mourão Universidade do Minho – Uminho

Mots-clés :

Absolutismo Português, Alto Douro, Companhias da Agricultura e do Vinho

Résumé

A Companhia Geral da Agricultura e dos Vinhos do Alto Douro, de inspiração pombalina, foi a instituição absolutista fisiocrata mais notável em Portugal no Século XVIII. Os seus antecedentes, a sua acção, as suas consequências e reminiscências são ainda controversos. Com o presente trabalho, vai-se discutir a Companhia Geral à luz das visões críticas de então e observá-las na investigação criada em redor. Conclui-se pela significância eminentemente política e centralista da instituição em detrimento do relevo das intenções fundadoras fisiocratas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paulo Reis Mourão, Universidade do Minho – Uminho

Docente e Investigador da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho – UMinho.

Références

CARDOSO, António M. de Barros. O alvará da instituição da Companhia e os motins do Porto de 1757. Douro – Estudos&Documentos, n. 1; IVP, UP, UTAD, p. 57-59, 1996.

FISHER, Hes. The Portugal Trade: A Study of Anglo-Portuguese Commerce 1700-1770. London: Routledge, 2006.

MARQUES, Oliveira. História de Portugal. 11. ed. Lisboa: Palas Editores, 1983.

PERES, Damião. (Dir.). História de Portugal – Edição Monumental. Barcelos: Portucalense, 1931.

PEREIRA, Gaspar Martins. O Vinho do Porto, o Alto Douro e a Companhia na Época Pombalina (1756/1777), segundo Bernardo José de Sousa Guerra. Separata de Estudos Transmontanos,Vila Real, n. 2, 1989.

OLIVEIRA, Amélia. Real Companhia da Agricultura e Comércio das Províncias do Minho e de Trás-os-Montes. Douro – Estudos&Documentos, v. 8; IVP, UP, UTAD, p. 144-153, 1999.

SERRÃO, J. Veríssimo. História de Portugal 1750-1807. Lisboa: Editorial Verbo, 1980.

TENGARRINHA, Jorge. Contestação rural e Revolução Liberal em Portugal. In: TENGARRINHA, Jorge. História de Portugal. São Paulo: UNESP/EDUSC, 2000.

Téléchargements

Publiée

2007-09-13

Comment citer

Reis Mourão, P. . (2007). UMA VISÃO INTEGRADA SOBRE A COMPANHIA DAS VINHAS DO ALTO DOURO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(3), 1–11. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/681