DOS BASTIDORES AO PALCO

A PRÁTICA TEATRAL DA UNIÃO OPERÁRIA

Auteurs

  • Vera Collaço Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Mots-clés :

História Cultural, Teatro Operário, Espetáculo

Résumé

Neste artigo procuro reconstituir o processo que vai da preparação do espetáculo, do grupo teatral da União Operária (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil), à sua apresentação para o público. Na análise desta prática, utilizo a concepção de texto teatral como sendo constituído tanto pelo texto representado – o espetáculo – quanto pelo texto literário dramático. O que implica, portanto, ver o texto teatral, que no caso deste capítulo, significa o espetáculo, como produto específico de determinada condição histórica, codificado de acordo com códigos estéticos e culturais diferenciados e específicos.

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Biographie de l'auteur

Vera Collaço, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Professora do Departamento de Artes Cênicas, do Centro de Artes, da Universidade do estado de Santa Catarina. Mestre em Teatro e Cinema, Universidade de São Paulo. Doutora em História, Universidade Federal de Santa Catarina.

Références

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OUTRAS FONTES

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A Gazeta, Florianópolis, 26 de outubro de 1941.

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A Pátria, Florianópolis, 4 de fevereiro de 1932.

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Diário da Tarde, Florianópolis, 29 de outubro de 1943.

Diário da Tarde, Florianópolis, 12 de junho de 1944.

Diário da Tarde, Florianópolis, 17 de agosto de 1949.

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Publiée

2006-12-12

Comment citer

Collaço, V. . (2006). DOS BASTIDORES AO PALCO: A PRÁTICA TEATRAL DA UNIÃO OPERÁRIA . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–28. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/785