A PANTOMIMA E O TEATRO DE FEIRA NA FORMAÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL

O TEXTO ESPETACULAR E O PALIMPSESTO

Auteurs

  • Robson Corrêa de Camargo Universidade Federal de Goiás – UFG

Mots-clés :

Teatro de Feira, Pantomima, Análise do Espetáculo, Teoria do Teatro, Teatro Francês Século XVI I e XVIII, Le Sage, Palimpsesto

Résumé

Este artigo recupera a forma do espetáculo da pantomima e do teatro feito nas barracas das ferias francesas no período anterior a Revolução Francesa. Apesar de serem marginais na história do teatro, por não se fundamentar na palavra, se constituíram como formas teatrais que definiram o teatro no século XIX e XX, abrindo novos paradigmas para a análise e constituição do espetáculo teatral.

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Biographie de l'auteur

Robson Corrêa de Camargo, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto de Estética e Antropologia Teatral, e Interpretação para o Teatro dos cursos de Graduação em Teatro da Universidade Federal de Goiás. Autor do livro O Espetáculo do Melodrama, a ser editado pela Universidade de Brasília em 2007, além de vários artigos que estudam o espetáculo teatral em sua complexidade. Coordena o Laboratório de Investigação de Métodos e Técnicas no Trabalho do Ator e o Grupo de Trabalho Teoria do Espetáculo e da Recepção da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

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Publiée

2006-12-12

Comment citer

Corrêa de Camargo, R. . (2006). A PANTOMIMA E O TEATRO DE FEIRA NA FORMAÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL: O TEXTO ESPETACULAR E O PALIMPSESTO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–32. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/786