LIVRE NO PENSAMENTO E PRESA NA INAÇÃO

UM ESTUDO DA PROTAGONISTA DE “A FUGA”, CONTO DE CLARICE LISPECTOR

Auteurs

  • Ana Carolina Abiahy Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mots-clés :

Representação, Mulher, Sociedade

Résumé

Por meio da análise do conto “A fuga”, escrito por Clarice Lispector, na década de 1940, discutimos a representação literária que a autora faz do papel de uma esposa e dona-de-casa na sociedade brasileira da época. Pela ótica da crítica feminista, percebemos o viés do social nessa narrativa da escritora, que pode ser entendida como possibilidade de debater os impasses de uma parcela de mulheres que ansiavam por mudanças na cultura patriarcal vigente. Nossa análise é balizada por pesquisas da área de gênero sobre o conflito entre a esfera pública e a privada. Para compreender a inação da protagonista, foram elucidativos os conceitos de epopéia negativa, esboçado por Theodor Adorno, e o de herói problemático, de Georg Lukács.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

LISPECTOR, Clarice. A fuga. In: A bela e a fera. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

GOUVEIA, Arturo. A epopéia negativa do século XX. In: Dois ensaios frankfurtianos. João Pessoa: Idéia, 2004.

MOI, Toril. Sexual/textual politics: feminist literary theory. London: Routledge, 1991

Téléchargements

Publiée

2006-06-23

Comment citer

Abiahy, A. C. . (2006). LIVRE NO PENSAMENTO E PRESA NA INAÇÃO: UM ESTUDO DA PROTAGONISTA DE “A FUGA”, CONTO DE CLARICE LISPECTOR. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(2). Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/905