Falas silenciadas
Relatos de mulheres educadoras sobre a campanha De pé no chão também se aprende a ler
DOI :
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.974Mots-clés :
História, Educação, Memórias, Mulheres Educadoras, SilêncioRésumé
O presente artigo trata da reinterpretação de um dos movimentos de Educação popular do Rio Grande do Norte, na Década de 1960, buscando compreender a participação das mulheres no cenário político social e as redes de relações estabelecidas a partir de suas práticas, de modo a analisar as configurações e os desvelamentos semânticos do projeto tal como foi percebido por essas protagonistas. Procuramos perceber de que forma essas mulheres visualizavam sua inserção social, sua prática educativa e os motivos que as levaram a integrar um projeto considerado educativo, popular e democrático. O trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia da Análise Compreensiva do Discurso baseada nos estudos de Jean-Claude Kaufmann, entrelaçando a fala das entrevistadas com as teorias que oportunizam entender os fundamentos de suas práticas.
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