O LEITOR, O ESPECTADOR E AS AFINIDADES ARTÍSTICO-ENUNCIATIVAS EM VARIAÇÕES ENIGMÁTICAS

Autores

  • Marília Simari Crozara Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palavras-chave:

Literatura, Contemporaneidade, Eric-Emmanuel Schmitt

Resumo

Averiguar as relações existentes entre a arte dramática e a narrativa contemporânea é o intuito deste artigo. Procuraremos enfocar a afinidade entre o papel do leitor e do espectador, na tentativa de mostrar as possíveis relações entre essas duas manifestações artístico-enunciativas que congregam discussões similares e contemporâneas. Nesse sentido, evidenciaremos tais relações no texto dramático Variações enigmáticas (2002), de Eric-Emmanuel Schmitt, considerando o aparato teórico de Carlson (1997) e Eco (1994) a fim de discutir sobre as noções estéticas que circundam gêneros artísticos em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Simari Crozara, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia

Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutora em Letras pela USP com pós doutorado em Literatura Comparada pela UFRJ

Referências

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.

SCHMITT, Eric-Emmanuel. Variações enigmáticas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

Simari Crozara, M. ., & Ribeiro Rodrigues da Cunha, B. . (2008). O LEITOR, O ESPECTADOR E AS AFINIDADES ARTÍSTICO-ENUNCIATIVAS EM VARIAÇÕES ENIGMÁTICAS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(1), 1–7. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/174