CARTAS SOB FOGO CRUZADO
OS JESUÍTAS CONTRA OS HOLANDESES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35355/000008Palavras-chave:
Jesuítas, Brasil holandês, Correspondência inaciana, Inteligência militar jesuíticaResumo
O artigo examina o papel da correspondência na logística da Companhia de Jesus, com ênfase nas cartas emergenciais relacionadas à conquista holandesa no Brasil, no século XVII, muitas vezes redigidas por padres aprisionados ou exilados pelos holandeses. Os autores defendem que, neste gênero epistolar, prevalece o tom de resistência contra o avanço dos “hereges calvinistas” em terra católica, bem como de alerta contra inacianos dissidentes. Neste sentido, destacam-se as cartas do padre Francisco Ferreira sobre o inimigo calvinista e as que monitoravam o padre dissidente Manoel de Moraes. O artigo sublinha, enfim, a inserção desta correspondência, entre o que se poderia chamar de serviço de inteligência militar da Companhia de Jesus.
Downloads
Referências
Archivum Romanum Societatis Iesu. Códice Brasiliae 8
BOXER, Charles. Os holandeses no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961.
COELHO, Duarte de Albuquerque. Memórias Diárias da Guerra do Brasil. CD-ROM, São Paulo: Editora Beca, 2003.
DELUMEAU, Jean. El catolicismo de Lutero a Voltaire. Barcelona: editorial Labor, 1973.
Constituições da Companhia de Jesus e normas complementares. São Paulo: Loyola, 1997.
Instituto Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Inquisição de Lisboa. Processo 4847.
LAET, Joannes de. História ou Anais dos feitos da Companhia das Índias Ocidentais, desde o começo até o fim do ano de 1636. CD-ROM, São Paulo: Editora. Beca, 2003.
LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil, Assistência de Portugal, 1549-1760. Lisboa: Portugália; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1938-1950.
Nationaal Archief – Haia. Códice 1.01.01, inventarius 8, microfilme 46.
VAINFAS, Ronaldo. Traição – um jesuíta a serviço do Brasil holandês processado pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.