Representation of the Indian independence in Viceroy’s House

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1230

Keywords:

Viceroy’s House, representation, cultural manifestations, ethnic conflict

Abstract

The article analyses the film narrative Viceroy’s House, identifies and describes symbolic representations of Hindu and Arabic cultures, and the relation between these two peoples, mediated by the British leadership during the Indian independence. An analysis of scenes makes the relationship explicit based on concepts of culture and representation. We found that the narrative is understood as one of the possible representations of the conflicts experienced in post-war India, evinces Indian ethnic and territorial conflicts, and considers that the reception act must distance itself from a homogeneous discourse to legitimize a plurality of viewpoints.

Keywords: Viceroy’s House; Representation; Cultural manifestations; Ethnic conflict.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jéssica D. THEWES Levandovski , Universidade Feevale

Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) em Estudos da Literatura e da Cultura (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha). Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale), com apoio Capes. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com apoio Capes.

Juracy Ignez SARAIVA Assmann , Universidade Feevale

Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e foi coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais dessa mesma instituição. É Bolsista de Produtividade do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa ?Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto? e participa do grupo Linguagens e Manifestações Culturais. Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura. Em 2011 recebeu o prêmio Pesquisador Destaque da Área de Letras do RS, concedido pela FAPERGS e instituições parceiras dessa Fundação. Entre suas publicações, constam "O circuito das memórias" (2009), obra sobre Machado de Assis, editada pela Edusp e Nankin, "Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola" (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed e "Texto Literário: Resposta ao desafio da formação de leitores" (2017), organizado juntamente com Ernani Mügge e Tatiane Kaspari, que se volta para a leitura de textos literários no ensino médio. Tem publicado inúmeros artigos, voltados para suas temáticas de pesquisa, em periódicos nacionais e internacionais, sendo orientadora de dissertações e de teses.

References

BENTZ, Ione. Cultura e comunicação: significados em trânsito. In: SILVA, Alexandre Rocha da; Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira (Orgs.). Semiótica da Comunicação [recurso eletrônico]. São Paulo: INTERCOM, 2013. 480 p.: il. – (Coleção GP’S: grupos de pesquisa; vol.10). p. 83-101.
BOSI, Alfredo. Colônia, culto e cultura. In: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das letras, 1992. p.11-63.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968. Disponível em: http://www.kilombagem.net.br/wp-content/uploads/2015/07/Os_condenados_da_Terra-Frantz-Fanon.pdf. Acesso em: 02 de mai. 2022.
FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. A narrativa fílmica como prática cultural em sala de aula. Revista Espaço Plural, LOCAL, Vol. 16, n. 32, p. 100-119, 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/12838. Acesso em: 26 maio 2021.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista Educação e Realidade, UFRGS, Porto Alegre, Vol. 22, n. 2, p. 15-46, 1997a. Disponível em: file:///C:/Users/dthew/AppData/Local/Temp/71361-296141-1-PB.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.
HALL, Stuart. The work of representation. In: _____. Representation: cultural representations and signifying practices. London/TheLondon/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/The Open University, 1997b. (Trad. Ricardo Uebel).
KIRCHOF, Edgar Roberto. Yuri Lotmann e Semiótica da Cultura. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, RS, v.2, p. 63-72, 2010. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/703/786. Acesso em: 27 maio 2022.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 21. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B2--ueKoaHWmNjExZDBhN2MtZDFhNy00MmVhLWFiMDItMGFlNjhjNWE3OTZl/view. Acesso em: 31 mai. 2020.
O ÚLTIMO VICE-REI. Gurinder Chadha. Índia: Reliance Entertainment, 2017. (106 min.).
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 7-72.

Published

2023-12-19

How to Cite

THEWES Levandovski , J. D., & SARAIVA Assmann , J. I. (2023). Representation of the Indian independence in Viceroy’s House. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 527–549. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1230