Sistemas educacionais, desigualdades e políticas públicas no Brasil

um estudo sobre o período militar

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1376

Schlagworte:

Sistema educacional brasileiro, regime militar, políticas públicas, educação tecnicista, direitos humanos

Abstract

Neste artigo pretendemos realizar uma reflexão acerca do sistema educacional brasileiro durante o regime militar (1964-1985). Trata-se de um período em que as políticas públicas educacionais sofreram inúmeras interferências do governo visando especificamente o controle ideológico nas escolas e a implantação de uma educação técnica pautada na formação de mão de obra barata para atender os interesses liberais que vinham sendo implementados no país. Esse modelo desigual e excludente gerou uma violação dos direitos humanos básicos.

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Autor/innen-Biografien

Marcelo BUENO Martins , Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Doutor e Mestre em Filosofia Política pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado em Filosofia e em Pedagogia. Professor Titular do Corpo Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) e Membro do Núcleo de Estudos Avançados (NEA) ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Wesley SANTANA Espinosa , Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

PhD in Education, Art and Cultural History from the Stricto Sensu Graduate Program at Mackenzie Presbiterian University,
Master in Social History from the University of São Paulo, Graduate in School Management and History from PUC-SP, Psychoanalyst graduated from IBPC, BA in History and BA in Sociology and Politics from the School of Sociology and Politics in São Paulo. Professor of Basic Education and Higher Education for 25 years and currently professor at the Center for Education, Philosophy and Theology at Mackenzie Presbiterian University.

 

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Veröffentlicht

2023-12-19

Zitationsvorschlag

BUENO Martins , M., & SANTANA Espinosa , W. (2023). Sistemas educacionais, desigualdades e políticas públicas no Brasil: um estudo sobre o período militar. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 38–60. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1376