HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DAS IMAGENS

A ICONOLOGIA DE ERWIN PANOFSKY

Autor/innen

Schlagworte:

Erwin Panofsky, História da Arte, Iconologia

Abstract

O objetivo deste texto é refletir sobre o método historiográfico de Erwin Panosfsky e seu conceito de iconologia. O método iconológico realiza a interpretação dos objetos artísticos, arquitetura, pintura ou escultura, a partir da decomposição das imagens e reconstrução de seus percursos no tempo e no espaço chegando ao que o autor chama de “síntese recriativa”.

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Autor/innen-Biografie

Raquel Quinet Pifano, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Professora Adjunto do Departamento de Artes e Design do Instituto de Artes da UFJF. Doutora em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Literaturhinweise

ARGAN, Giulio Carlo. A História da Arte. In: História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem. Lisboa: Guimarães Editores, 1995.

FRANGENBERG, Thomas. Posfácio. In: PANOFSKY, Erwin. Arquitetura Gótica e Escolástica. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: uma Introdução ao Estudo do Renascimento. In: Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991.

PANOFSKY, E. Zum problem der beschreibung und inhaltsdeutung von werken der bildenden kunst; Logos, XXI, 1932.

Veröffentlicht

2010-12-10

Zitationsvorschlag

Quinet Pifano, R. . (2010). HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DAS IMAGENS: A ICONOLOGIA DE ERWIN PANOFSKY. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(3), 1–21. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/285