HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DAS IMAGENS
A ICONOLOGIA DE ERWIN PANOFSKY
Mots-clés :
Erwin Panofsky, História da Arte, IconologiaRésumé
O objetivo deste texto é refletir sobre o método historiográfico de Erwin Panosfsky e seu conceito de iconologia. O método iconológico realiza a interpretação dos objetos artísticos, arquitetura, pintura ou escultura, a partir da decomposição das imagens e reconstrução de seus percursos no tempo e no espaço chegando ao que o autor chama de “síntese recriativa”.
Téléchargements
Références
ARGAN, Giulio Carlo. A História da Arte. In: História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem. Lisboa: Guimarães Editores, 1995.
FRANGENBERG, Thomas. Posfácio. In: PANOFSKY, Erwin. Arquitetura Gótica e Escolástica. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: uma Introdução ao Estudo do Renascimento. In: Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991.
PANOFSKY, E. Zum problem der beschreibung und inhaltsdeutung von werken der bildenden kunst; Logos, XXI, 1932.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.