A MEDIAÇÃO TEATRAL COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-EDUCATIVA

Autor/innen

  • Ney Wendell Universidade Federal da Bahia – UFBA

Schlagworte:

Mediação Teatral, Metodologia, Espectador

Abstract

Esta pesquisa está sendo desenvolvida no doutorado do Programa de Pós-graduação em Arte Cênicas da Universidade Federal da Bahia e é vinculada a área da recepção estética, observando e focando mais os estudos sobre a mediação teatral e suas possibilidades de formação de públicos autônomos e de ser uma metodologia de teatro-educação para as escolas, verificando isto a partir das experiências desenvolvidas pelo projeto e espetáculo Cuida Bem de Mim. Este espetáculo, ao longo dos 12 anos se transformou no Projeto Cuida Bem de Mim e realiza diversas ações artístico-pedagógicas nas escolas públicas (oficinas, seminários, cursos, apresentação da peça, debates, pesquisas de impacto etc.), efetivando o enfrentamento da violência através da metodologia teatral. A pesquisa traz um estudo sobre as metodologias de mediação teatral utilizadas pelo projeto, analisando mais a realização de suas atividades no período de 2002 a 2007 com 14 escolas públicas de Salvador, Recife e Rio de Janeiro, através dos diversos materiais de pesquisas disponibilizados pela organização não governamental Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, onde se desenvolveu o Cuida Bem de Mim até 2008.

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Autor/innen-Biografie

Ney Wendell, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pesquisador da FAPESB

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Veröffentlicht

2011-08-25

Zitationsvorschlag

Wendell, N. . (2011). A MEDIAÇÃO TEATRAL COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-EDUCATIVA . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(2), 1–15. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/316