A MEDIAÇÃO TEATRAL COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-EDUCATIVA
Palavras-chave:
Mediação Teatral, Metodologia, EspectadorResumo
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no doutorado do Programa de Pós-graduação em Arte Cênicas da Universidade Federal da Bahia e é vinculada a área da recepção estética, observando e focando mais os estudos sobre a mediação teatral e suas possibilidades de formação de públicos autônomos e de ser uma metodologia de teatro-educação para as escolas, verificando isto a partir das experiências desenvolvidas pelo projeto e espetáculo Cuida Bem de Mim. Este espetáculo, ao longo dos 12 anos se transformou no Projeto Cuida Bem de Mim e realiza diversas ações artístico-pedagógicas nas escolas públicas (oficinas, seminários, cursos, apresentação da peça, debates, pesquisas de impacto etc.), efetivando o enfrentamento da violência através da metodologia teatral. A pesquisa traz um estudo sobre as metodologias de mediação teatral utilizadas pelo projeto, analisando mais a realização de suas atividades no período de 2002 a 2007 com 14 escolas públicas de Salvador, Recife e Rio de Janeiro, através dos diversos materiais de pesquisas disponibilizados pela organização não governamental Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, onde se desenvolveu o Cuida Bem de Mim até 2008.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. in: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela Arte: os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Zouk, 2005.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do espectador. In: MARTINS, Miriam C. et. al. (ORGs.). Mediando contatos com arte e cultura. São Paulo: UNESP, 2007.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec e Mandacaru, 2006.
DUARTE JR., João Francisco. O Que é Beleza. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2003.
FARIAS, Sérgio. Identificação cultural na prática educativa com teatro. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO, 20, 2002, Montenegro. Anais... Montenegro: Fundarte, 2002.
GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? Tradução de Fátima Saadi. São Paulo: Perspectiva, 2004.
JAUSS, Hans Robert. A História da literatura como Provocação à Teoria Literária. 2.ed. São Paulo: Ed. Ática, 1994.
MARTINS, Miriam Celeste. Expedições Instigantes. In: MARTINS, Celeste Martins; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. Rio de Janeiro: Instituto Sangari, 2008.
MENDES, Cleise F. A gargalhada de Ulisses. São Paulo: Perspectiva, 2008.
OSTROWER, Fayga. A construção do olhar. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes: 1999.
SOARES, Luiz Cláudio Cajaiba. A encenação dos dramas de língua alemã na Bahia. 2005. 210 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
VERGARA, Luiz G. Curadoria educativa. In: MARTINS, Miriam C. et. al. (ORGs.). Mediando contatos com arte e cultura. São Paulo: UNESP, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.