DE “O SEGREDO DE AUGUSTA” A “UMA SENHORA”

VERSÕES NARRATIVAS DA “HISTÓRIA FEMININA” NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS

Autor/innen

Schlagworte:

Reescrita, Narrativa, Personagem feminina, Narrador

Abstract

Neste artigo, nosso objetivo é discutir o modo como se dá a construção e a elaboração da personagem feminina e do narrador machadianos (e de seus “discursos conscientes”) a partir da reescrita do conto “O segredo de Augusta”, publicado em Contos Fluminenses (1870), e transformado, mais tarde, em “Uma senhora”, de Histórias sem data (1884). Nesse processo de reescrita devemos considerar dois aspectos: um referente ao aproveitamento do tema da mulher vaidosa, que ocorre nos dois contos; outro que diz respeito aos processos narrativos modificados que permitem, no entanto, que um texto seja considerado uma “releitura” de outro. Desse modo, é possível entender que Machado estava, em “Uma senhora”, revisitando (e relendo) um texto publicado originalmente em 1868 no Jornal das famílias.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Cilene Margarete Pereira, Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR

Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP; Professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde/Três Corações (UNINCOR); Pesquisadora Colaboradora do IFCH/UNICAMP, onde desenvolve a pesquisa do pós-doutorado “Das páginas dos jornais ao livro: versões dos contos de Machado de Assis”, da qual origina este texto; Autora de A assunção do papel social em Machado de Assis: uma leitura do Memorial de Aires (2007), editado pela Annablume em parceria com a FAPESP, de Jogos e Cenas do Casamento (2011), editado pelas Appris e Prismas.

Literaturhinweise

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. COUTINHO, Afrânio. (Org.). Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Contos Fluminenses. 2 ed. Rio de Janeiro / Brasília: Civilização Brasileira / INL, 1977.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Histórias da Meia Noite. 2 ed. Rio de Janeiro / Brasília: Civilização Brasileira / INL, 1977.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Histórias sem data. 2 ed. Rio de Janeiro / Brasília: Civilização Brasileira / INL, 1977.

AZEVEDO, Sílvia Maria. A trajetória de Machado de Assis: do Jornal das famílias aos contos e histórias em livro. 1990. 786 p. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 1990.

BICALHO, Maria Fernanda B. O Bello Sexo: imprensa e identidade feminina no Rio de Janeiro em fins do século XIX e início do século XX. In: COSTA, Albertina de O.; BRUSCHINI, Cristina. (Orgs.). Rebeldia e submissão: estudos sobre a condição feminina. São Paulo: Vértice / Fundação Carlos Chagas, 1989.

“D’INCAO, Maria Angela. Mulher e família burguesa. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). BASSANEZI, Carla. (Coord. de textos). História das mulheres no Brasil. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2002.

GLEDSON, John. Machado de Assis: ficção e história. Trad. Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GLEDSON, John. Por um novo Machado de Assis: ensaios. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

MELLO E SOUZA, Gilda de. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Machado de Assis: estudo crítico e biográfico. Rio de Janeiro: José Olympio, 1949.

MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Relações de família na obra de Machado de Assis. Revista do Livro. Rio de Janeiro, n.º 11, p. 20, setembro de 1958.

MURICY, Katia. A razão cética: Machado de Assis e as questões de seu tempo. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.

PEREIRA, Cilene M. Jogos e Cenas do Casamento. Curitiba: Appris; Prismas, 2011.

ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

SAMARA, Eni de Mesquita. A família brasileira. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1998,

SANTIAGO, Silviano. Jano, Janeiro. Teresa: revista de Literatura Brasileira. São Paulo: Ed. 34; Imprensa Oficial, 2006.

SARAIVA, Juracy Assmann. Entre o folhetim e o livro: a exposição da prática artesanal da escrita. In: GUIDIN, Márcia L.; GRANJA, Lúcia; RICIERI, Francine W. (Orgs.). Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea. São Paulo: UNESP, 2008.

SILVA, Ana Claudia Suriani da. Linha reta e linha curva: edição crítica e genética de um conto de Machado de Assis. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003.

STEIN, Ingrid. Figuras femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

Veröffentlicht

2014-06-17

Zitationsvorschlag

Pereira, C. M. . (2014). DE “O SEGREDO DE AUGUSTA” A “UMA SENHORA”: VERSÕES NARRATIVAS DA “HISTÓRIA FEMININA” NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–21. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/540