DE “O SEGREDO DE AUGUSTA” A “UMA SENHORA”

VERSÕES NARRATIVAS DA “HISTÓRIA FEMININA” NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS

Auteurs

Mots-clés :

Reescrita, Narrativa, Personagem feminina, Narrador

Résumé

Neste artigo, nosso objetivo é discutir o modo como se dá a construção e a elaboração da personagem feminina e do narrador machadianos (e de seus “discursos conscientes”) a partir da reescrita do conto “O segredo de Augusta”, publicado em Contos Fluminenses (1870), e transformado, mais tarde, em “Uma senhora”, de Histórias sem data (1884). Nesse processo de reescrita devemos considerar dois aspectos: um referente ao aproveitamento do tema da mulher vaidosa, que ocorre nos dois contos; outro que diz respeito aos processos narrativos modificados que permitem, no entanto, que um texto seja considerado uma “releitura” de outro. Desse modo, é possível entender que Machado estava, em “Uma senhora”, revisitando (e relendo) um texto publicado originalmente em 1868 no Jornal das famílias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cilene Margarete Pereira, Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR

Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP; Professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde/Três Corações (UNINCOR); Pesquisadora Colaboradora do IFCH/UNICAMP, onde desenvolve a pesquisa do pós-doutorado “Das páginas dos jornais ao livro: versões dos contos de Machado de Assis”, da qual origina este texto; Autora de A assunção do papel social em Machado de Assis: uma leitura do Memorial de Aires (2007), editado pela Annablume em parceria com a FAPESP, de Jogos e Cenas do Casamento (2011), editado pelas Appris e Prismas.

Références

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. COUTINHO, Afrânio. (Org.). Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Contos Fluminenses. 2 ed. Rio de Janeiro / Brasília: Civilização Brasileira / INL, 1977.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Histórias da Meia Noite. 2 ed. Rio de Janeiro / Brasília: Civilização Brasileira / INL, 1977.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Histórias sem data. 2 ed. Rio de Janeiro / Brasília: Civilização Brasileira / INL, 1977.

AZEVEDO, Sílvia Maria. A trajetória de Machado de Assis: do Jornal das famílias aos contos e histórias em livro. 1990. 786 p. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 1990.

BICALHO, Maria Fernanda B. O Bello Sexo: imprensa e identidade feminina no Rio de Janeiro em fins do século XIX e início do século XX. In: COSTA, Albertina de O.; BRUSCHINI, Cristina. (Orgs.). Rebeldia e submissão: estudos sobre a condição feminina. São Paulo: Vértice / Fundação Carlos Chagas, 1989.

“D’INCAO, Maria Angela. Mulher e família burguesa. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). BASSANEZI, Carla. (Coord. de textos). História das mulheres no Brasil. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2002.

GLEDSON, John. Machado de Assis: ficção e história. Trad. Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GLEDSON, John. Por um novo Machado de Assis: ensaios. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

MELLO E SOUZA, Gilda de. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Machado de Assis: estudo crítico e biográfico. Rio de Janeiro: José Olympio, 1949.

MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Relações de família na obra de Machado de Assis. Revista do Livro. Rio de Janeiro, n.º 11, p. 20, setembro de 1958.

MURICY, Katia. A razão cética: Machado de Assis e as questões de seu tempo. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.

PEREIRA, Cilene M. Jogos e Cenas do Casamento. Curitiba: Appris; Prismas, 2011.

ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

SAMARA, Eni de Mesquita. A família brasileira. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1998,

SANTIAGO, Silviano. Jano, Janeiro. Teresa: revista de Literatura Brasileira. São Paulo: Ed. 34; Imprensa Oficial, 2006.

SARAIVA, Juracy Assmann. Entre o folhetim e o livro: a exposição da prática artesanal da escrita. In: GUIDIN, Márcia L.; GRANJA, Lúcia; RICIERI, Francine W. (Orgs.). Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea. São Paulo: UNESP, 2008.

SILVA, Ana Claudia Suriani da. Linha reta e linha curva: edição crítica e genética de um conto de Machado de Assis. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003.

STEIN, Ingrid. Figuras femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

Téléchargements

Publiée

2014-06-17

Comment citer

Pereira, C. M. . (2014). DE “O SEGREDO DE AUGUSTA” A “UMA SENHORA”: VERSÕES NARRATIVAS DA “HISTÓRIA FEMININA” NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–21. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/540