AS RELAÇÕES ENTRE PINTURA E FOTOGRAFIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ÁLBUM “BRASIL PITORESCO” DE CHARLES RIBEYROLLES E VICTOR FROND

Autor/innen

  • Maria Antonia Couto da Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Schlagworte:

Pintura - Brasil, Século XIX, Fotografia, Brasil, Victor Frond (1821 - 1881)

Abstract

Propomo-nos neste artigo oferecer subsídios para o estudo das relações entre pintura e fotografia no Brasil, na segunda metade do século XIX. Introduzida no país nesse período, a fotografia causou um impacto cultural. Retomando os códigos de representação da pintura, e apoiada na exatidão das formas e na fidelidade do registro, a fotografia instituiu um novo olhar sobre a natureza. O surgimento das técnicas inéditas de reprodução mecânica da imagem, como a litografia e a fotografia, abriu caminho ainda para a produção de vários álbuns de artistas viajantes que divulgaram a paisagem e os costumes brasileiros. Em nossa pesquisa partimos da análise do livro Brasil Pitoresco de Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado em 1861, procurando compreender sua importância em relação às artes visuais no período.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Maria Antonia Couto da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP). Essas notas inserem-se em um trabalho mais amplo de pesquisa para tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em História da Arte do IFCH/UNICAMP), sob orientação da Prof. Dra. Claudia Valladão de Mattos. O foco central da pesquisa é a análise do álbum Brasil Pitoresco e sua importância em relação às artes visuais no período.

Literaturhinweise

EULÁLIO, Alexandre. “O século XIX”. In Tradição e ruptura: síntese de arte e cultura brasileira. São Paulo : Fundação Bienal de São Paulo, 1984.

FROND, Victor. Brazil pittoresco [Texto de Charles Ribeyrolles.] Paris : Lemercier Imprimeur-Lithographe, 1861.

GALVÃO, A. “Manuel de Araújo Porto-Alegre: sua influência na Academia Imperial das Belas Artes e no meio artístico do Rio de Janeiro”. Revista SPHAN, n. 14, 1959.

HERKENHOFF, Paulo. “Fotografia: o automático e o longo processo de modernização” In: TOLIPAN, Sergio. Sete ensaios sobre o modernismo. Rio de Janeiro : Funarte, 1983.

MIGLIACCIO, Luciano. “O século XIX” In: MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, São Paulo. Arte do século XIX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.

NOCHLIN, Linda. Realism. Harmondsworth : Penguin, 1971.

OLSON, Roberta J. M. Ottocento: Romanticism and Revolution in 19th-Century Italian Painting. New York, The American Federation of Arts, 1992.

SEGALA, Lygia. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. 1998. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e Trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839/1889). Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

TURAZZI, Maria Inez. Marc Ferrez. São Paulo : Cosac & Naify, 2000.

VASQUEZ, Pedro Karp. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro : Fundação Roberto Marinho, 1985.

VASQUEZ, Pedro. Fotógrafos pioneiros no Rio de Janeiro: V. Frond, G. Leuzinger, M. Ferrez, J. Gutierrez. Rio de Janeiro: Dazibao, 1990.

Vasquez, Pedro K. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003.

Veröffentlicht

2007-06-14

Zitationsvorschlag

Couto da Silva, M. A. . (2007). AS RELAÇÕES ENTRE PINTURA E FOTOGRAFIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ÁLBUM “BRASIL PITORESCO” DE CHARLES RIBEYROLLES E VICTOR FROND. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(2), 1–18. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/724