A DISTINÇÃO ENTRE PRINCÍPIO POÉTICO E PRINCÍPIO FILOSÓFICO

DA INVENÇÃO À INTERPRETAÇÃO

Autor/innen

  • Alexandre Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Schlagworte:

Poesia antiga, Origem da filosofia, Hesíodo, Tales, Anaximander

Abstract

O surgimento histórico da filosofia perfaz um duplo movimento frente à forma de saber que lhe é pré-existente, a antiga poesia mítica grega: se por um lado a filosofia só pôde surgir em função dos caminhos já antes percorrido pelos poetas, por outro ela nasce propondo um  modelo de compreensão do real alternativo ao mito-poético. O gesto de ruptura que marca essa alternativa concentra-se numa nova concepção da idéia de princípio (arché) que, em contraste com a tradição anterior, perderá seu caráter temporal e histórico. Ao analisar as idéias de princípio na poesia antiga e na filosofia nascente, identifica-se também uma distinção na ordem do método para o conhecimento do real: enquanto a mito-poética opera como uma modalidade de pensamento fundamentada na arte da invenção, a filosofia encontrará na idéia de theoría o seu método, abandonando a invenção poética e dando início, simultaneamente, ao modo de pensamento que ainda hoje podemos denominar interpretação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Alexandre Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Exerce atualmente o cargo de professor de estética do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Literaturhinweise

CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora, 1980.

COSTA, Alexandre. Heráclito: fragmentos contextualizados. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

COSTA, Alexandre. Da presença de Xenófanes no poema de Parmênides: Um ensaio sobre a construção histórica do pensamento filosófico. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 2, ano II, n. 4, p. 1-11, out./ nov./ dez. de 2005.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1992.

HOMERO. Ilíada. Tradução de Fernando C. de Araújo Gomes. Rio de Janeiro, Ediouro, 1993.

Veröffentlicht

2007-03-15

Zitationsvorschlag

Costa, A. . (2007). A DISTINÇÃO ENTRE PRINCÍPIO POÉTICO E PRINCÍPIO FILOSÓFICO: DA INVENÇÃO À INTERPRETAÇÃO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(1), 1–17. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/768