A DISTINÇÃO ENTRE PRINCÍPIO POÉTICO E PRINCÍPIO FILOSÓFICO

DA INVENÇÃO À INTERPRETAÇÃO

Auteurs

  • Alexandre Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Mots-clés :

Poesia antiga, Origem da filosofia, Hesíodo, Tales, Anaximander

Résumé

O surgimento histórico da filosofia perfaz um duplo movimento frente à forma de saber que lhe é pré-existente, a antiga poesia mítica grega: se por um lado a filosofia só pôde surgir em função dos caminhos já antes percorrido pelos poetas, por outro ela nasce propondo um  modelo de compreensão do real alternativo ao mito-poético. O gesto de ruptura que marca essa alternativa concentra-se numa nova concepção da idéia de princípio (arché) que, em contraste com a tradição anterior, perderá seu caráter temporal e histórico. Ao analisar as idéias de princípio na poesia antiga e na filosofia nascente, identifica-se também uma distinção na ordem do método para o conhecimento do real: enquanto a mito-poética opera como uma modalidade de pensamento fundamentada na arte da invenção, a filosofia encontrará na idéia de theoría o seu método, abandonando a invenção poética e dando início, simultaneamente, ao modo de pensamento que ainda hoje podemos denominar interpretação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Alexandre Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Exerce atualmente o cargo de professor de estética do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Références

CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora, 1980.

COSTA, Alexandre. Heráclito: fragmentos contextualizados. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

COSTA, Alexandre. Da presença de Xenófanes no poema de Parmênides: Um ensaio sobre a construção histórica do pensamento filosófico. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 2, ano II, n. 4, p. 1-11, out./ nov./ dez. de 2005.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1992.

HOMERO. Ilíada. Tradução de Fernando C. de Araújo Gomes. Rio de Janeiro, Ediouro, 1993.

Téléchargements

Publiée

2007-03-15

Comment citer

Costa, A. . (2007). A DISTINÇÃO ENTRE PRINCÍPIO POÉTICO E PRINCÍPIO FILOSÓFICO: DA INVENÇÃO À INTERPRETAÇÃO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(1), 1–17. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/768