Estado arte da produção científica sobre a relação entre patrimônio cultural, turismo, comunidade e indicação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1142

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Turismo, Comunidade, Indicação geográfica

Resumo

O presente texto é um estado da arte que mapeou pesquisas cientificas publicadas na base de dados da CAPES no período de dez anos (2011 à julho de 2021). A busca foi orientada para publicações nacional e internacional, utilizando descritores como patrimônio cultural, turismo, comunidade e indicação geográfica e resultou na seleção de 35 artigos. Com os dados obtidos foi possível analisar e sistematizar os resultados da busca de acordo abordagens e temáticas, colocando os artigos em grupos de maior afinidade entre si.

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Biografia do Autor

Breno Anastacio Pereira, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Patrícia de Oliveira Areas, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Trabalha como professora na Universidade da Região de Joinville, na qual leciona no departamento de Direito e no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Também é professora do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) - ponto focal UFSC.

Felipe Borborema Cunha Lima, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2009; 2016), com estágio sanduíche em Portugal na Universidade do Algarve (UAlg). Professor Substituto no IFC campus São Francisco do Sul. Professor Colaborador e pesquisador Programa Acadêmico em Patrimônio Cultural e Sociedade (MPCS) da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) de 2016 a 2021.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

PEREIRA A., B., AREAS Oliveira de, P., & LIMA Cunha Borborema , F. (2023). Estado arte da produção científica sobre a relação entre patrimônio cultural, turismo, comunidade e indicação geográfica . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 306–338. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1142