Estado arte da produção científica sobre a relação entre patrimônio cultural, turismo, comunidade e indicação geográfica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1142

Mots-clés :

Patrimônio cultural, Turismo, Comunidade, Indicação geográfica

Résumé

O presente texto é um estado da arte que mapeou pesquisas cientificas publicadas na base de dados da CAPES no período de dez anos (2011 à julho de 2021). A busca foi orientada para publicações nacional e internacional, utilizando descritores como patrimônio cultural, turismo, comunidade e indicação geográfica e resultou na seleção de 35 artigos. Com os dados obtidos foi possível analisar e sistematizar os resultados da busca de acordo abordagens e temáticas, colocando os artigos em grupos de maior afinidade entre si.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Breno PEREIRA A., Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Patrícia AREAS Oliveira de, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Trabalha como professora na Universidade da Região de Joinville, na qual leciona no departamento de Direito e no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Também é professora do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) - ponto focal UFSC.

Felipe LIMA Cunha Borborema , Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2009; 2016), com estágio sanduíche em Portugal na Universidade do Algarve (UAlg). Professor Substituto no IFC campus São Francisco do Sul. Professor Colaborador e pesquisador Programa Acadêmico em Patrimônio Cultural e Sociedade (MPCS) da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) de 2016 a 2021.

Références

BARSKA, Anetta; WOJCIECHOWSKA-SOLIS, Julia. Traditional and regional food as seen by consumers – research results: the case of poland. British Food Journal, [S.L.], v. 120, n. 9, p. 1994-2004, 7 ago. 2018. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/bfj-01-2018-0054.
BENNIKE, Rune. Frontier Commodification: governing land, labour and leisure in darjeeling, india. South Asia: Journal of South Asian Studies, [S.L.], v. 40, n. 2, p. 256-271, 27 mar. 2017. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00856401.2017.1289618.
BENTIVOGLIO D, SAVINI S, FINCO A, et al. (2019) Quality and origin of mountain food products: the new European label as a strategy for sustainable development. Journal of Mountain Science 16(2). https://doi.org/10.1007/s11629-018- 4962-x
BESSIÈRE, Jacinthe. ‘Heritagisation’, a challenge for tourism promotion and regional development: an example of food heritage. Journal Of Heritage Tourism, [S.L.], v. 8, n. 4, p. 275-291, 26 fev. 2013. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/1743873x.2013.770861.
BICEN, Pelin. Shelby D. Hunt’s legacy, the R-A theory of competition, and its perspective on the geographical indications (GIs) debate. Journal Of Global Scholars Of Marketing Science, [S.L.], v. 31, n. 2, p. 213-233, 18 fev. 2021. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/21639159.2020.1785919.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Periodicos CAPES Guia 2019 Oficial. https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Portal_Peri%C3%B3dicos_CAPES_Guia_2019_4_oficial.pdf. Acesso em: 22 de jul. 2021
CHARTERS, Stephen; SPIELMANN, Nathalie; BABIN, Barry J.. The nature and value of terroir products. European Journal Of Marketing, [S.L.], v. 51, n. 4, p. 748-771, 10 abr. 2017. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/ejm-06-2015-0330.
DA SILVA, Marina Jorge e SERRATA MALFITANO, Ana Paula. “Pesquisas bibliográficas nos moldes “estado da arte”: produção de conhecimento científico”. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social - ReLMIS. Nº14. Año 7. Octubre 2017- Marzo 2018. Argentina. Estudios Sociológicos Editora. ISSN 1853-6190. Pp. 40-50, 2017.
D’EUSANIO, Manuela; LEHMANN, Annekatrin; FINKBEINER, Matthias; PETTI, Luigia. Social Organizational Life Cycle Assessment: an approach for identification of relevant subcategories for wine production in italy. The International Journal Of Life Cycle Assessment, [S.L.], v. 25, n. 6, p. 1119-1132, 18 maio 2020. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11367-020-01746-4.
FUSTÉ-FORNÉ, Francesc. Savouring place: cheese as a food tourism destination landmark. Journal Of Place Management And Development, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 177-194, 3 mar. 2020. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/jpmd-07-2019-0065.
GUARINO, R.; CUTAIA, F.; GIACOPELLI, A. L.; MENEGONI, P.; PELAGALLO, F.; TROTTA, C.; TROMBINO, G.. Disintegration of Italian rural landscapes to international environmental agreements, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 161-172, 16 out. 2015. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s10784-015-9310-9.
GUY, Kolleen M.. Silence and Savoir-Fairein the Marketing of Products of the Terroir. Modern & Contemporary France, [S.L.], v. 19, n. 4, p. 459-475, nov. 2011. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/09639489.2011.610165.
LO, Joseph; MACINTYRE, Lisa; KALKREUTER, Britta. Investigating Markers of Authenticity: the weavers⠹ perspective insights from a study on bhutanese hand-wovenkiratextiles. Textile, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 306-325, 20 maio 2016. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/14759756.2015.1119576.
LOFRIDA, Nathalie ; DE LUCA, Anna Irene ; STRANO, Alfio ; GULISANO, Giovanni. Social Life Cycle Assessment for agricultural sustainability: comparison of two methodological proposals in a paradigmatic perspective. Rivista di economia agraria, 2017-12-01, Vol.72 (3), p.223
LOPES, Celso; LEITÃO, João; RENGIFO-GALLEGO, Juan. Place branding: revealing the neglected role of agro food products. International Review On Public And Nonprofit Marketing, [S.L.], v. 15, n. 4, p. 497-530, 20 out. 2018. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s12208-018-0211-9.
LOZADA, Gisele. Metodologia científica [recurso eletrônico] / Gisele Lozada, Karina da Silva Nunes ; [revisão técnica: Ane Lise Pereira da Costa Dalcul]. – Porto Alegre: SAGAH, 2018.
MACEDO, Marcelo Ernandez; GONÇALVES, Livia Maria Abdalla. Notas sobre os conceitos de comunidade, comunicação comunitária e dialogia. Comunicação & Educação, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 39-49, jan./jun. 2014.
MATHEWS, Adam J.; PATTON, Matthew T.. Exploring place marketing by American microbreweries: neolocal expressions of ethnicity and race. Journal Of Cultural Geography, [S.L.], v. 33, n. 3, p. 275-309, 7 mar. 2016. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/08873631.2016.1145406.
MATTAS, Konstadinos; BAOURAKIS, George; TSAKIRIDOU, Efthimia; HEDOUI, Mohamed Amine; HOSNI, Hanin. PDO Olive Oil Products: a powerful tool for farmers and rural areas. Journal Of International Food & Agribusiness Marketing, [S.L.], v. 32, n. 4, p. 313-336, 16 jun. 2019. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/08974438.2019.1599763.
MEDEIROS, Mirna de Lima; PASSADOR, Cláudia Souza; PASSADOR, João Luiz. Implications of geographical indications: a comprehensive review of papers listed in capes⠹ journal database. Rai Revista de Administração e Inovação, [S.L.], v. 13, n. 4, p. 315-329, out. 2016. Emerald. http://dx.doi.org/10.1016/j.rai.2016.09.002.
MILLER, Beth A.; LU, Christopher D.. Current status of global dairy goat production: an overview. Asian-Australasian Journal Of Animal Sciences, [S.L.], v. 32, n. 8, p. 1219-1232, 1 ago. 2019. Asian Australasian Association of Animal Production Societies. http://dx.doi.org/10.5713/ajas.19.0253.
NIEDERLE, Paulo ; GELAIN, Jhulia. Geographical indications in Brazilian food markets: Quality conventions, institutionalization and path dependence. Journal of Rural Social Sciences, 28(1), 2013, pp. 26–53.
OTTER, Verena; PRECHTEL, Bianca; THEUVSEN, Ludwig. Country of Origin Effect for Food Products from Developing and Transition Countries: a pls analysis of german consumers⠹ perception. Journal Of International Food & Agribusiness Marketing, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 355-381, 2 out. 2018. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/08974438.2018.1449695.
PAVEL, Silvia - Mihaela. Political Implications of Preserving Traditional Rural Industries in Eastern Europe: Evidence from the Romanian Wine Sector. Revista de Științe Politice. Revue des Sciences Politiques. n. 37-38. P. 234-245. 2013
PIZZICHINI, Lucia; TEMPERINI, Valerio; GREGORI, Gian Luca. Place branding and local food souvenirs: the ethical attributes of national parks⠹ brands. Journal Of Place Management And Development, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 163-175, 17 mar. 2020. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/jpmd-06-2019-0043.
PLIENINGER, Tobias; KOHSAKA, Ryo; BIELING, Claudia; HASHIMOTO, Shizuka; KAMIYAMA, Chiho; KIZOS, Thanasis; PENKER, Marianne; KIENINGER, Pia; SHAW, Brian J.; SIOEN, Giles Bruno. Fostering biocultural diversity in landscapes through place-based food networks: a ⠼solution scan⠽ of european and japanese models. Sustainability Science, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 219-233, 11 jul. 2017. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11625-017-0455-z.
PRATS, La viabilidad turística del patrimônio. PASOS: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. v. 9, n. 2, p. 249-264. 2011
RUBINI, Lauretta; MOTTA, Luca; TOMMASO, Marco R. di. Quality‐based excellence and product‐country image: case studies on italy and china in the beverage sector. Measuring Business Excellence, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 35-47, 23 maio 2013. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/13683041311329429.
SALVADO, Josefina Olívia. Boticas e o “Vinho dos Mortos”: reforçar a identidade cultural do território na experiência de enoturismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, [S.L.], v. 11, n. 2, p. 294-319, 30 abr. 2017. ANPTUR - Associacao Nacional de Pesquisa e Pos Graducao em Turismo.
SANTILLI, Juliana. The recognition of foods and food-related knowledge and practices as an intangible cultural heritage. Demetra: food, nutrition & health. 2015; 10(3); 585-606
SANTOS, Jaqueline Sgarbi; MENASCHE, Renata. Valorização de produtos alimentares tradicionais: os usos das indicações geográficas no contexto brasileiro. Cuadernos de Desarrollo Rural, [S.L.], v. 12, n. 75, p. 21, 16 mar. 2015. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
SATRIAWAN, I Ketut. Development of Small-scale Agro-tourism in the Province of Bali, Indonesia. Advances in Environmental Biology, 9(21) Special 2015, Pages: 9-14
SCAFFIDI, Federica. Soft power in recycling spaces: exploring spatial impacts of regeneration and youth entrepreneurship in southern italy. Local Economy: The Journal of the Local Economy Policy Unit, [S.L.], v. 34, n. 7, p. 632-656, nov. 2019. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0269094219891647.
SILVA, Christianne Lobato Ramalho da; SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da. Sociomaterialidade, Poder e Conexões em Redes de Ação no Organizar do Artesanato. Revista de Administração Contemporânea, [S.L.], v. 23, n. 4, p. 454-475, ago. 2019. FapUNIFESP
SLADONJA, Barbara; BRŁčIć, Kristina; POLJUHA, Danijela; FANUKO, Neda; GRGUREV, Marin. Introduction of Participatory Conservation in Croatia, Residents’ Perceptions: a case study from the istrian peninsula. Environmental Management, [S.L.], v. 49, n. 6, p. 1115-1129, 11 abr. 2012. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s00267-012-9851-4
SPILKOVÁ, Jana; FIALOVÁ, Dana. Culinary Tourism Packages and Regional Brands in Czechia. Tourism Geographies, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 177-197, maio 2013. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/14616688.2012.726268.
STAZIO, Marialuisa. Verace Glocal Pizza. Localized globalism and globalized localism in the Neapolitan artisan pizza. Food, Culture & Society, [S.L.], v. 24, n. 3, p. 406-430, 23 mar. 2021. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/15528014.2021.1884400.
KARELAKIS, Christos; LOIZOU, Efstratios; CHATZITHEODORIDIS, Fotios; MATTAS, Konstadinos. Assessing policy impacts on the economy of European insular rural regions: the case of the smaller aegean islands programme. European Planning Studies, [S.L.], v. 28, n. 9, p. 1771-1789, 6 nov. 2019. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/09654313.2019.1687655.
KATELIEVA, Maria; MUHAR, Andreas; PENKER, Marianne. Nature-related knowledge as intangible cultural heritage: safeguarding and tourism utilisation in austria. Journal Of Tourism And Cultural Change, [S.L.], v. 18, n. 6, p. 673-689, 20 nov. 2019. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/14766825.2019.1693581.
KOHSAKA, Ryo; MATSUOKA, Hikaru; UCHIYAMA, Yuta; ROGEL, Marie. Regional management and biodiversity conservation in GIAHS: text analysis of municipal strategy and tourism management. Ecosystem Health And Sustainability, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 124-132, 2 jan. 2019. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/20964129.2019.1610336.

Téléchargements

Publiée

2023-12-19

Comment citer

PEREIRA A., B., AREAS Oliveira de, P., & LIMA Cunha Borborema , F. (2023). Estado arte da produção científica sobre a relação entre patrimônio cultural, turismo, comunidade e indicação geográfica . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 306–338. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1142