A PEÇA HISTÓRICA NO ÂMBITO DAS FORMAS TEATRAIS PÓS-DRAMÁTICAS

UMA BREVE ANÁLISE DA ENCENAÇÃO WALLENSTEIN DO COLETIVO TEATRAL ALEMÃO RIMINI-PROTOKOLL

Autores/as

Palabras clave:

Recepção, Teatro Pós-dramático, Teorias de Espetáculo, Peça Histórica

Resumen

O presente artigo analisa a encenação Wallenstein do grupo alemão Rimini-Protokoll como uma forma de montar peças históricas num contexto pós-dramático. Esta montagem não encena a peça e sua trama, mas põe em cena momentos da realidade atual que podem ser vinculados a motivos da fábula da peça. Deste modo, a encenação dá visibilidade a uma pesquisa histórica em forma fragmentada e anedótica, vinculada ao imaginário social e histórico tanto da peça quanto dos leitores atuais. A recepção só pode ser frutífera para espectadores que exploram a capacidade desta fragmentação de fazer pensar sobre as diferentes dimensões na história da peça Wallenstein.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stephan Baumgärtel, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Literaturas da Língua Inglesa pela UFSC

Citas

ARONSON, Arnold. American Avant-Garde Theatre: a history. London & New York: Routledge, 2000.

BRANDSTETTER, Gabriele. Geschichte(n) Erzählen im Performance/Theater der neunziger Jahre. In. Fischer-Lichte, Erika, et. al. Transformationen. Berlin: Theater der Zeit, 1999.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles apud SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002.

DREYSSE, Miriam; MALZACHER, Florian. Rimini Protokoll. Experten des Alltags. Das Theater von Rimini Protokoll. Berlin: Alexander Verlag, 2007.

FISCHER-LICHTE, Erika. Transformações. (Tradução de Stephan Baumgärtel). URDIMENTO, Revista de Estudos Pós-Graduados em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, n. 9, 2007.

FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992; e sua discussão por ANDERSON, Perry em O fim da história. De Hegel a Fukuyama. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1992.

MARINIS, Marco de. El nuevo teatro, 1947 – 1990. Buenos Aires e Barcelona: Ediciones Paidos, 1987.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.

POSCHMANN, Gerda. Der nicht-mehr dramatische Theatertext. Tübbingen: Niemeyer, 1997.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002.

WHITE, Hayden. A Interpretação Na História. In: Trópicos do Discurso. Ensaios sobre a Crítica da Cultura. São Paulo: Edusp, 2001.

Publicado

2008-12-31

Cómo citar

Baumgärtel, S. (2008). A PEÇA HISTÓRICA NO ÂMBITO DAS FORMAS TEATRAIS PÓS-DRAMÁTICAS: UMA BREVE ANÁLISE DA ENCENAÇÃO WALLENSTEIN DO COLETIVO TEATRAL ALEMÃO RIMINI-PROTOKOLL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(4), 1–17. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/96