A PEÇA HISTÓRICA NO ÂMBITO DAS FORMAS TEATRAIS PÓS-DRAMÁTICAS

UMA BREVE ANÁLISE DA ENCENAÇÃO WALLENSTEIN DO COLETIVO TEATRAL ALEMÃO RIMINI-PROTOKOLL

Auteurs

Mots-clés :

Recepção, Teatro Pós-dramático, Teorias de Espetáculo, Peça Histórica

Résumé

O presente artigo analisa a encenação Wallenstein do grupo alemão Rimini-Protokoll como uma forma de montar peças históricas num contexto pós-dramático. Esta montagem não encena a peça e sua trama, mas põe em cena momentos da realidade atual que podem ser vinculados a motivos da fábula da peça. Deste modo, a encenação dá visibilidade a uma pesquisa histórica em forma fragmentada e anedótica, vinculada ao imaginário social e histórico tanto da peça quanto dos leitores atuais. A recepção só pode ser frutífera para espectadores que exploram a capacidade desta fragmentação de fazer pensar sobre as diferentes dimensões na história da peça Wallenstein.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Stephan Baumgärtel, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Literaturas da Língua Inglesa pela UFSC

Références

ARONSON, Arnold. American Avant-Garde Theatre: a history. London & New York: Routledge, 2000.

BRANDSTETTER, Gabriele. Geschichte(n) Erzählen im Performance/Theater der neunziger Jahre. In. Fischer-Lichte, Erika, et. al. Transformationen. Berlin: Theater der Zeit, 1999.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles apud SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002.

DREYSSE, Miriam; MALZACHER, Florian. Rimini Protokoll. Experten des Alltags. Das Theater von Rimini Protokoll. Berlin: Alexander Verlag, 2007.

FISCHER-LICHTE, Erika. Transformações. (Tradução de Stephan Baumgärtel). URDIMENTO, Revista de Estudos Pós-Graduados em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, n. 9, 2007.

FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992; e sua discussão por ANDERSON, Perry em O fim da história. De Hegel a Fukuyama. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1992.

MARINIS, Marco de. El nuevo teatro, 1947 – 1990. Buenos Aires e Barcelona: Ediciones Paidos, 1987.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.

POSCHMANN, Gerda. Der nicht-mehr dramatische Theatertext. Tübbingen: Niemeyer, 1997.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002.

WHITE, Hayden. A Interpretação Na História. In: Trópicos do Discurso. Ensaios sobre a Crítica da Cultura. São Paulo: Edusp, 2001.

Téléchargements

Publiée

2008-12-31

Comment citer

Baumgärtel, S. (2008). A PEÇA HISTÓRICA NO ÂMBITO DAS FORMAS TEATRAIS PÓS-DRAMÁTICAS: UMA BREVE ANÁLISE DA ENCENAÇÃO WALLENSTEIN DO COLETIVO TEATRAL ALEMÃO RIMINI-PROTOKOLL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(4), 1–17. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/96