How many more dazed and confused
luz e sombra, pop e música experimental no Led Zeppelin (1969)
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1246Palabras clave:
Led Zeppelin, contracultura, música pop, música gravadaResumen
Esse artigo tem como objetivo compreender os limites do projeto Led Zeppelin, elaborado por Jimmy Page e materializado em seu primeiro álbum de estúdio, o Led Zeppelin (1969), que é foco nesse artigo. Para compreender o primeiro álbum dessa banda e suas relações com a sociedade, serão mobilizados os conceitos de hit e de primazia do objeto de Theodor Adorno (1986).
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
ADORNO, Theodor. Sobre música popular. In: COHN, Gabriel. Theodor W. Adorno. São Paulo: Editora Ática, 1986. p. 115-146.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
CARONE, Iray. A face histórica de On popular music. In: CARONE, Iray. Adorno em Nova York: Os estudos de Princeton sobre a música no rádio (1938-1941). São Paulo: Alameda, 2019, pp.105-144.
CHAPPLE, Steve; GAROFALO, Reebee. Rock & Indústria: história e política da indústria musical. Lisboa: Editorial Caminho, 1989.
COVACH, John. Form in rock music: a primer. In: STEIN, D. Engaging Music: Essays in music analysis. New York: Oxford University Press, 2005, pp.65-76.
CREAM. Disraeli Gears. New York: Atlantic Records, 1997 [remasterizado do LP original de 1967]. 1 CD (33min.). Disponível no Spotify.
DIAS, Marcia Regina Tosta. Quando o todo era mais do que a soma das partes: álbuns, singles e os rumos da música gravada. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 13, p. 63-74, 2012.
DURGNAT, Raymond. Strippers: a guide to Soho clubs. International Times, London, v. 1, n. 4, 27 nov. 1966. p. 11. Disponível em: https://www.internationaltimes.it/archive/index.php?year=1966&volume=IT-Volume-1&issue=4&item=IT_1966-11-28_B-IT-Volume-1_Iss-4_011. Acesso em: 26 jun. 2022.
FAIRPORT CONVENTION. Liege and lief. New York: Island Records; Universal Music, 2002 [remasterizado do LP original de 1969]. 1 CD (55min.). Disponível no Spotify.
FAST, Susan. In the houses of the holy: Led Zeppelin and the power of rock music. New York; London: Oxford University Press, 2001. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195117561.001.0001
FENERICK, José Adriano. Pink Floyd: Gritos de estranhamento e alienação. In: FENERICK, José Adriano (Org.). Nas trilhas do rock: contracultura e vanguarda. Curitiba: Appris, 2021. p. 97-112.
FENERICK, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Revoluções do álbum branco: vanguardismo, Nova Esquerda e música pop. ArtCultura, Uberlândia, v. 17, n. 31, p. 21-37, jul.-dez. 2015. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF31/5_As_revolucoes_ do_Album_branco.pdf. Acesso em: 06 ago. 2018.
FENERICK, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band: uma colagem de sons e imagens. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 5, ano V, n. 1, p. 1-21, jan.-mar. 2008. Disponível em: http://www.revistafenix. pro.br/PDF14/Artigo2JoseAdrianoFenerick.pdf. Acesso em: 02 fev. 2016.
FRIEDAN, Betty. A mística feminina. Rio de Janeiro: Rosas dos tempos, 2020.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.
FRITH, Simon; MCROBBIE, Angela. Rock and sexuality. In: FRITH, Simon; GOODWIN, Andrew (Eds.). On record: rock, pop and the written world. New York: Routledge, 1990. p. 371-389.
FRITH, Simon. Performing rites: on the value of popular music. Massachusetts: Harvard University Press, 1998.
FYFE, Andy. When the levee breaks: the making of Led Zeppelin IV. Chicago: A Capella Books, 2003.
GILMORE, Mikal. Ponto final: crônicas sobre os anos 1960 e suas desilusões. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HICKS, Michael. Sixties rock: garage, psychedelic and other satisfactions. Chicago: University of Illinois Press, 1999.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LED ZEPPELIN. Led Zeppelin. New York: Atlantic Records. 1969. 1 LP (44min.).
MACAN, Edward. Bring the balance back. In: CALEF, Scott (Org.). Led Zeppelin and Philosophy: all will be revealed. Illinois: Open Court Publishing Company, 2009.
MACAN, Edward. Rocking the classics: English progressive rock and the counterculture. New York; Oxford: Oxford University Press, 1997. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195098884.003.0003
MERHEB, Rodrigo. O som da revolução: uma história cultural do rock, 1965-1969. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MILANI, Vanessa Pironato. She’s leaving home: o processo de feminilização na canção dos Beatles, o movimento feminista e a contracultura. In: SOUSA, Rainer Gonçalves (Org.). Nas trilhas do rock: experimentalismo e mercado musical. Goiânia: Kelps, 2018. p. 55-81.
MILES, Barry. Hippie. New York: Sterling Publishing, 2003.
MILES, Barry. Miles. International Times, London, v. 1, n. 7, 30 jan. 1967. p. 2. Disponível em: http://www.internationaltimes.it/archive/index.php?year=1967&volume=IT-Volume-1&issue=7&item=IT1967-01-30_B-IT-Volume-1_Iss-7_002. Acesso em: 10 nov. 2018.
MILES, Barry. London Calling: a countercultural History of London since 1945. London: Atlantic Books, 2010.
MILWARD, John. Crossroads: how the blues shaped rock’n’roll (and rock saved the blues). New Hampshire: University Press of New England, 2013.
MOLINA, Sérgio. Música de montagem: A composição de música popular no pós-1967. São Paulo: É Realizações, 2017.
MOORE, Allan. Categorical Conventions in Music Discourse: Style and Genre. Music & Letters, Oxford, vol. 82, n. 3, 2011, pp. 432-442. DOI: https://doi.org/10.1093/ml/82.3.432
PINK FLOYD. A saucerful of secrets. London: Pink Floyd Music Ltd.; Sony Music Entertainment, 2016. [remasterizado do LP original de 1968]. 1 CD (39min.). Disponível no Spotify.
POPOFF, Martin. Led Zeppelin: All the albums, all the songs. Minneapolis: Voyageur Press, 2018.
REES, Emma; WILSON, Richard. Sometimes a guitar is just a guitar. In: CALEF, Scott (Org.). Led Zeppelin and Philosophy: all will be revealed. Illinois: Open Court Publishing Company, 2009.
ROSS, Alex. Escuta só. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ROSZAK, Theodore. A contracultura: Reflexões sobre a sociedade tecnocrática e a oposição juvenil. Petrópolis: Editora Vozes, 1972.
SCHWARTZ, Roberta Freund. How Britain got the blues: the transmission and reception of American blues style in the United Kingdom. Oakley: Ashgate Publishing Limited, 2007.
SIMONELLI, David. Working Class Heroes: Rock Music and British society in the 1960s and 1970s. Plymouth: Lexington Books: 2013.
THE BEATLES. Sgt Pepper Lonely Hearts Club Band. London: Apple Corps., 2017 [remasterizado do LP original de 1967]. 4 CDs (203min.). Disponível no Spotify.
THE JEFF BECK GROUP. Truth. Londres: Warner Music Group, 2016. [remasterizado do LP original de 1968]. 1 CD (70 min.). Disponível em Spotify.
THE ROLLING STONES. Out of our heads. New York: ABKCO Music & Records, 2002 [remasterizado do LP original de 1965]. 1 CD (33min.). Disponível no Spotify.
THE YARDBIRDS. Little games. London: Parlophone Records, 2003 [remasterizado do LP original de 1967]. 1 CD (76min.). Disponível no Spotify.
TOLINSKI, Brad. Luz e Sombra: conversas com Jimmy Page. São Paulo: Globo, 2012.
WALL, Mick. Led Zeppelin: quando os gigantes caminhavam sobre a Terra. São Paulo: Lafonte, 2009.
WARNER CHAPPEL MUSIC. Led Zeppelin: off the record. London: Rittor Music, 1990.
WATERS, Muddy. The Chess box. Santa Monica: UMG, 1989 [remasterizado do LP original de 1989]. 3 CDs (210 min.). Disponível em Spotify.
WILLIAMS, Raymond. The long revolution. Middlesex: Penguin Books, 1965.
WOLF, Howlin’. Moanin’ in the moonlight. Chicago: UMG, 1958 [remasterizado do LP original de 1968]. 1 CD (34 min.) Disponível em Spotify.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.