COMUNIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM BARRAVENTO (1962, GLAUBER ROCHA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35355/0000030

Palabras clave:

Glauber Rocha, Barravento, Comunidade, Cultura Afro-brasileira, Pescadores

Resumen

No presente artigo analisamos o filme Barravento (1962), dirigido por Glauber Rocha, em função dos conceitos de comunidade encontrados em obras de Maurice Blanchot, Jean-Luc Nancy, Giorgio Agamben e Roberto Esposito para revelar aspectos da cultura afro-brasileira. O intuito foi compreender a dinâmica constitutiva de um grupo de pescadores negros, da Praia de Buraquinho, próxima a Itapuã, na grande Salvador – Bahia, representados no filme. Os espaços comuns, bem como a atividade partilhada pelo grupo, aparecem como elementos aglutinadores. A análise do filme mostrou que o grupo de pescadores é constantemente instigado pelos seus integrantes, seja na busca por uma identidade, seja na denúncia das condições de vida que levam.

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Publicado

2020-08-19

Cómo citar

Morais, J. E. T. . (2020). COMUNIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM BARRAVENTO (1962, GLAUBER ROCHA). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 16(2), 155–174. https://doi.org/10.35355/0000030