O JOGO TEATRAL NO CONTEXTO DO DRAMA

Autores/as

  • Beatriz Angela Vieira Cabral Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Palabras clave:

Jogo teatral e drama, Significação e contexto, Espontaneidade e compreensão conceitual, Teatro e Pedagogia Radical

Resumen

Este artigo apresenta o histórico de uma investigação em torno das possíveis interações entre o sistema de jogos teatrais (Viola Spolin) e o drama (process drama ou drama in education). É dada atenção especial à conceituação e caracterização destas formas teatrais, bem como sua articulação com aspectos do teatro contemporâneo. As aproximações e os distanciamentos entre jogo e drama são observados a partir da relação entre significação e contexto; aquisição da linguagem e convenções teatrais. Para tanto, a interação entre espontaneidade e compreensão conceitual é analisada em torno de quatro questões centrais: objetividade, ações físicas, intenção e intuição. A inserção do jogo teatral no processo do drama é vista pela perspectiva da pedagogia radical ou pós-crítica.

 

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Biografía del autor/a

Beatriz Angela Vieira Cabral, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Diretora de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Vieira Cabral, B. A. (2010). O JOGO TEATRAL NO CONTEXTO DO DRAMA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(1), 1–17. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/234