O JOGO TEATRAL NO CONTEXTO DO DRAMA
Mots-clés :
Jogo teatral e drama, Significação e contexto, Espontaneidade e compreensão conceitual, Teatro e Pedagogia RadicalRésumé
Este artigo apresenta o histórico de uma investigação em torno das possíveis interações entre o sistema de jogos teatrais (Viola Spolin) e o drama (process drama ou drama in education). É dada atenção especial à conceituação e caracterização destas formas teatrais, bem como sua articulação com aspectos do teatro contemporâneo. As aproximações e os distanciamentos entre jogo e drama são observados a partir da relação entre significação e contexto; aquisição da linguagem e convenções teatrais. Para tanto, a interação entre espontaneidade e compreensão conceitual é analisada em torno de quatro questões centrais: objetividade, ações físicas, intenção e intuição. A inserção do jogo teatral no processo do drama é vista pela perspectiva da pedagogia radical ou pós-crítica.
Téléchargements
Références
ABBS, Peter. “Aesthetic Education: an Opening Manifesto”. In: Peter Abbs. (Org.) The Symbolic Order. Londres: The Falmer Press, 1989.
BARBA, E; SAVARESE, N. The Dictionary of Theatre Anthropology. Londres/ Nova York: Routledge, 1991.
BARTHES, Roland. Ensaios Críticos. Lisboa, Edições 70, 1977.
BARTHES, Roland. O Óbvio e o Obtuso: ensaios críticos III. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BEST, David. Expression in Movement and the Arts. Londres: Lepus, 1974.
BEST, David. Philosophy and Human Movement. Londres: Allen and Unwin, 1978.
GIROUX, Henri. Teoria Crítica e Resistência em Educação. Petrópolis, Vozes, 1986.
NEELANDS, Jonothan. Structuring Drama Work. Cambridge University Press, 1990.
O’NEILL, Cecily. Drama Worlds. New Hampshire/USA: Heinemann, 1995.
RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
THORTON, Tim. Wittgenstein sobre linguagem e pensamento. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.