PERFORMANCES VISUAIS E ENSINO

DILEMAS DE ORIENTAÇÃO NO EMARANHADO DO TEMPO

Autores/as

Palabras clave:

Performance visual, Ensino, Cinema

Resumen

O artigo discute os dilemas de orientação enfrentados pelo ensino de história, e, no esforço de pensar como o cinema pode contribuir com a problemática das temporalidades e das narrativas, enfatiza o aspecto presentificador e liminar da experiência histórica. Tendo como inspiração, a inversão narrativa do filme Irreversível (2002), a reflexão defende a ideia da história como experiência performática, estratégia em que os sentidos são lidos a partir das materialidades e formas narrativas, elementos a partir dos quais o ensino de história pode se tornar mais intenso e mobilizador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloisa Selma Fernandes Capel, Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita (2003). Docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução Alfredo Bosi. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.

DAWSEY, C. John. Victor Turner e a Antropologia da Experiência. Cadernos de Campo, n. 13: p. 163-176, 2005.

DROYSEN, Johann Gustav. Histórica. Lecciones sobre la Enciclopedia y Metodologia de la Historia Tradução de Ernesto Garzón Valdés e Rafael Gutiérrez Girardot. Barcelona: Alfa, 1993.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Traços Fundamentais de uma Hermenêutica Filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 7 ed. Petrópolis/ Bragança Paulista: Vozes/ Universitária São Francisco, 2005.

GONÇALVES NETO, João da Cruz. Direito e Tempo em Irreversível. Crítica. Projeto de Extensão Direito e Cinema, 2011.

KOSSELECK, Reinhart. Futuro Passado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

REIS, José Carlos. História e Teoria. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo III. Campinas: Papirus, 1997.

RÜSEN, JÖRN. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Tradução de Marcos Roberto Kusnick. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.1, n. 2, p. 7 – 16, jul.-dez. de 2006.

RÜSEN, JÖRN. Razão Histórica – Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2001.

OUTRAS FONTES

IRREVERSÍVEL. França, 120 films, 97 min, Cor. Idioma: francês, espanhol, italiano, inglês. Direção: Gaspar Noé. Produção: Christophe Rossignon. Roteiro: Gaspar Noé. Fotografia: Benoit Deble, Gaspar Noé. Música: Thomas Bangalter. Elenco: Monica Bellucci, Vicent Cassel, Albert Dupontel, Jo Prestia, Phillippe Nahon, Stéphane Drouot, Jean-Louis Costes

Publicado

2011-12-13

Cómo citar

Fernandes Capel, H. S. . (2011). PERFORMANCES VISUAIS E ENSINO: DILEMAS DE ORIENTAÇÃO NO EMARANHADO DO TEMPO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(3), 1–14. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/325