PERFORMANCES VISUAIS E ENSINO

DILEMAS DE ORIENTAÇÃO NO EMARANHADO DO TEMPO

Auteurs

Mots-clés :

Performance visual, Ensino, Cinema

Résumé

O artigo discute os dilemas de orientação enfrentados pelo ensino de história, e, no esforço de pensar como o cinema pode contribuir com a problemática das temporalidades e das narrativas, enfatiza o aspecto presentificador e liminar da experiência histórica. Tendo como inspiração, a inversão narrativa do filme Irreversível (2002), a reflexão defende a ideia da história como experiência performática, estratégia em que os sentidos são lidos a partir das materialidades e formas narrativas, elementos a partir dos quais o ensino de história pode se tornar mais intenso e mobilizador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Heloisa Selma Fernandes Capel, Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita (2003). Docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás.

Références

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução Alfredo Bosi. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.

DAWSEY, C. John. Victor Turner e a Antropologia da Experiência. Cadernos de Campo, n. 13: p. 163-176, 2005.

DROYSEN, Johann Gustav. Histórica. Lecciones sobre la Enciclopedia y Metodologia de la Historia Tradução de Ernesto Garzón Valdés e Rafael Gutiérrez Girardot. Barcelona: Alfa, 1993.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Traços Fundamentais de uma Hermenêutica Filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 7 ed. Petrópolis/ Bragança Paulista: Vozes/ Universitária São Francisco, 2005.

GONÇALVES NETO, João da Cruz. Direito e Tempo em Irreversível. Crítica. Projeto de Extensão Direito e Cinema, 2011.

KOSSELECK, Reinhart. Futuro Passado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

REIS, José Carlos. História e Teoria. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo III. Campinas: Papirus, 1997.

RÜSEN, JÖRN. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Tradução de Marcos Roberto Kusnick. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.1, n. 2, p. 7 – 16, jul.-dez. de 2006.

RÜSEN, JÖRN. Razão Histórica – Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2001.

OUTRAS FONTES

IRREVERSÍVEL. França, 120 films, 97 min, Cor. Idioma: francês, espanhol, italiano, inglês. Direção: Gaspar Noé. Produção: Christophe Rossignon. Roteiro: Gaspar Noé. Fotografia: Benoit Deble, Gaspar Noé. Música: Thomas Bangalter. Elenco: Monica Bellucci, Vicent Cassel, Albert Dupontel, Jo Prestia, Phillippe Nahon, Stéphane Drouot, Jean-Louis Costes

Téléchargements

Publiée

2011-12-13

Comment citer

Fernandes Capel, H. S. . (2011). PERFORMANCES VISUAIS E ENSINO: DILEMAS DE ORIENTAÇÃO NO EMARANHADO DO TEMPO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(3), 1–14. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/325