A ARTE DA BORBOLETA
DO CASULO AO VÔO
Palabras clave:
Estética da recepção, Pós-dramático, IdentidadeResumen
O artigo fixa alguns pressupostos gerais da estética da recepção, destacando as noções de poiesis, aisthesis e katharsis tais como formuladas e empregadas pelos teóricos do movimento, especialmente R. H. Jauss. Analisa, em seguida, o espetáculo gaúcho Borboletas de sol de asas magoadas, criado e interpretado por Evelyn Ligocki, onde um travesti fala de seus problemas cotidianos, tipo de vida, artifícios que emprega para sair às ruas e riscos que corre nas madrugadas. A análise tenta flagrar componentes estéticas da realização, à luz das teorias da recepção, do teatro pós-dramático e também do conceito de parresia, como veiculado por Michel Foucault.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1977.
FOUCAULT, Michel. Qu’est-ce que les Lumières? In: Dits et Écrits. Paris: Gallimard, 1994.
GREIMAS, Algirdas-Julien De la imperfección. México: Fundo de Cultura Econômica, 1997.
JAUSS, Hans Robert. Pour une esthétique de la réception. Paris: Gallimard: 1978.
LEHMANN, Hans-Thyes. Teatro pós-dramático e teatro político. Sala Preta, n. 3, ECA-USP, 2003.
MAINGUENEAU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. Tradução de Marina Appenzeler. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Tradução de Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
PAVIS, Patrice. Voix et images de la scène. Vers une sémiologie de la récepcion. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1985.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tradução de Constança Marcondes César. Campinas: Papirus, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.