A ARTE DA BORBOLETA

DO CASULO AO VÔO

Autores

  • Edélcio Mostaço Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Palavras-chave:

Estética da recepção, Pós-dramático, Identidade

Resumo

O artigo fixa alguns pressupostos gerais da estética da recepção, destacando as noções de poiesis, aisthesis e katharsis tais como formuladas e empregadas pelos teóricos do movimento, especialmente R. H. Jauss. Analisa, em seguida, o espetáculo gaúcho Borboletas de sol de asas magoadas, criado e interpretado por Evelyn Ligocki, onde um travesti fala de seus problemas cotidianos, tipo de vida, artifícios que emprega para sair às ruas e riscos que corre nas madrugadas. A análise tenta flagrar componentes estéticas da realização, à luz das teorias da recepção, do teatro pós-dramático e também do conceito de parresia, como veiculado por Michel Foucault.

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Biografia do Autor

Edélcio Mostaço, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Edélcio Mostaço é doutor pela ECA-USP. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC-Universidade do Estado de Santa Catarina. Seus últimos trabalhos publicados são “O Teatro Pós-Moderno”, capítulo do livro O Pós-Modernismo, Ed. Perspectiva, 2005, e diversos verbetes no Dicionário do Teatro Brasileiro, da mesma editora, 2006. É vice-coordenador do GT Teorias do Espetáculo e da Recepção da ABRACE.

Referências

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Publicado

2006-12-12

Como Citar

Mostaço, E. . (2006). A ARTE DA BORBOLETA: DO CASULO AO VÔO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–12. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/779