O PARADOXO DE ANA

MÚSICA E DANÇA – UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DESTA RELAÇÃO

Autores/as

  • Adriana Fernandes Universidade Federal de Goiás – UFG

Palabras clave:

Música e Dança, Neurologia, Filosofia

Resumen

O presente artigo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre música e dança tentando explicar as possibilidades de interação que existem entre estas duas manifestações. Recorre-se à literatura existente nas áreas de antropologia da dança, etnomusicologia e também aos recentes estudos neurológicos que tratam dos processos emocionais e seus impactos no corpo humano. No campo filosófico recorre-se à Spinoza, pensador racionalista do século XVII. Toda a reflexão parte de um relato de uma experiência de uma informante dançando forró, gênero musical dançante brasileiro.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Fernandes, Universidade Federal de Goiás – UFG

Professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás – Goiânia. PhD em Música (Etnomusicologia) pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Entre suas publicações, destacam-se os artigos “Chiquinha Gonzaga pede Passagem” Nossa História 3 (32), p.76-79 e “Chiquinha Gonzaga” In: Notable Twentieth Century Latin American Women: A Biographical Dictionary. Connecticut: Greenwood Press, 2001, p. 122-126. Ao lado do Prof. Dr. Robson Corrêa de Camargo coordena o Máskara: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa do Espetáculo.

Citas

BLACKING, John. Music, Culture & Experience. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

BLACKING, John. The Anthropology of the Body. London: Academic Press, 1977.

BLACKING, John. The Biology of Music Making. In: MYERS, Helen. (Org.). Ethnomusicology: An Introduction. New York: W. W. Norton, 1992.

CHAUÍ, Marilena. A Alma Idéia do Corpo. In: JUNQUEIRA FILHO, Luiz Carlos Ulhôa. (Org.). Corpo-Mente: Uma Fronteira Móvel. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

COWAN, Jane. Dance and the Body Politic in Northern Greece. Princeton: Princeton University Press, 1990.

DAMÁSIO, Antonio. Em Busca de Espinosa: Prazer e Dor na Ciência dos Sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DAMÁSIO, Antonio. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DAMÁSIO, Antonio. The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness. New York: Harvest Book, 2000.

FELD, Steven. From Schizophonia to Schismogenesis... In: KEIL, Charles; FELD, Steven. (Orgs.). Music Grooves. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

FERNANDES, Adriana. Music, Migrancy, and Modernity: A Study of Brazilian Forró. 2005. PhD Dissertation, University of Illinois at Urbana-Champaign, Urbana, 2005.

HANNA, Judith. Dance. In: MYERS, H. (Org.). Ethnomusicology: An Introduction. New York: W. W. Norton, 1992.

HANNA, Judith. Dance, Sex and Gender: Signs of Identity, Dominance, Defiance, and Desire. Chicago: University of Chicago Press, 1988.

KURATH, Gertrude. Space Rock: Music and Dance of the Electronic Era. In: BLACKING, John; KEALÜNOHOMOKU, Joann W. (Orgs.). The Performing Arts: Music and Dance, Paris/New York: Mouton Publishers, 1979.

NETTL, Paul. The Story of Dance Music. New York: Greenwood Press, 1947.

ROYCE, Anya. The Anthropology of Dance. Bloomington: Indiana University Press, 1977.

Publicado

2006-12-12

Cómo citar

Fernandes, A. . (2006). O PARADOXO DE ANA: MÚSICA E DANÇA – UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DESTA RELAÇÃO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–17. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/781