O PARADOXO DE ANA

MÚSICA E DANÇA – UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DESTA RELAÇÃO

Auteurs

  • Adriana Fernandes Universidade Federal de Goiás – UFG

Mots-clés :

Música e Dança, Neurologia, Filosofia

Résumé

O presente artigo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre música e dança tentando explicar as possibilidades de interação que existem entre estas duas manifestações. Recorre-se à literatura existente nas áreas de antropologia da dança, etnomusicologia e também aos recentes estudos neurológicos que tratam dos processos emocionais e seus impactos no corpo humano. No campo filosófico recorre-se à Spinoza, pensador racionalista do século XVII. Toda a reflexão parte de um relato de uma experiência de uma informante dançando forró, gênero musical dançante brasileiro.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Adriana Fernandes, Universidade Federal de Goiás – UFG

Professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás – Goiânia. PhD em Música (Etnomusicologia) pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Entre suas publicações, destacam-se os artigos “Chiquinha Gonzaga pede Passagem” Nossa História 3 (32), p.76-79 e “Chiquinha Gonzaga” In: Notable Twentieth Century Latin American Women: A Biographical Dictionary. Connecticut: Greenwood Press, 2001, p. 122-126. Ao lado do Prof. Dr. Robson Corrêa de Camargo coordena o Máskara: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa do Espetáculo.

Références

BLACKING, John. Music, Culture & Experience. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

BLACKING, John. The Anthropology of the Body. London: Academic Press, 1977.

BLACKING, John. The Biology of Music Making. In: MYERS, Helen. (Org.). Ethnomusicology: An Introduction. New York: W. W. Norton, 1992.

CHAUÍ, Marilena. A Alma Idéia do Corpo. In: JUNQUEIRA FILHO, Luiz Carlos Ulhôa. (Org.). Corpo-Mente: Uma Fronteira Móvel. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

COWAN, Jane. Dance and the Body Politic in Northern Greece. Princeton: Princeton University Press, 1990.

DAMÁSIO, Antonio. Em Busca de Espinosa: Prazer e Dor na Ciência dos Sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DAMÁSIO, Antonio. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DAMÁSIO, Antonio. The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness. New York: Harvest Book, 2000.

FELD, Steven. From Schizophonia to Schismogenesis... In: KEIL, Charles; FELD, Steven. (Orgs.). Music Grooves. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

FERNANDES, Adriana. Music, Migrancy, and Modernity: A Study of Brazilian Forró. 2005. PhD Dissertation, University of Illinois at Urbana-Champaign, Urbana, 2005.

HANNA, Judith. Dance. In: MYERS, H. (Org.). Ethnomusicology: An Introduction. New York: W. W. Norton, 1992.

HANNA, Judith. Dance, Sex and Gender: Signs of Identity, Dominance, Defiance, and Desire. Chicago: University of Chicago Press, 1988.

KURATH, Gertrude. Space Rock: Music and Dance of the Electronic Era. In: BLACKING, John; KEALÜNOHOMOKU, Joann W. (Orgs.). The Performing Arts: Music and Dance, Paris/New York: Mouton Publishers, 1979.

NETTL, Paul. The Story of Dance Music. New York: Greenwood Press, 1947.

ROYCE, Anya. The Anthropology of Dance. Bloomington: Indiana University Press, 1977.

Téléchargements

Publiée

2006-12-12

Comment citer

Fernandes, A. . (2006). O PARADOXO DE ANA: MÚSICA E DANÇA – UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DESTA RELAÇÃO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(4), 1–17. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/781