LITERATURA, ARQUIVO E DOCUMENTO EM LEONARDO SCIASCIA E JUAN RODOLFO WILCOCK

Auteurs

  • Kelvin Falcão Klein Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

DOI :

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i1.1052

Mots-clés :

Literatura, Arquivo, Documento, Leonardo Sciascia, Juan Rodolfo Wilcock

Résumé

O objetivo do artigo é refletir sobre as relações possíveis entre literatura, arquivo e documento no contexto da literatura italiana da década de 1970. Para fins de análise e contextualização, foram selecionadas obras de dois autores italianos atuantes no período: Leonardo Sciascia (La scomparsa di Majorana) e Juan Rodolfo Wilcock (La Sinagoga degli Iconoclasti). A proposta do artigo é postular que, quando surge no texto literário, o arquivo leva consigo uma carga de ambivalência: oferece tanto a dimensão pesada daquilo que permanece (daquilo que é registrado e mantido ao longo do tempo) quanto a dimensão emancipadora daquilo que pode ser descoberto, de elementos que estão registrados mas que permanecem invisíveis ou recalcados. O arquivo, portanto, oscila nessa dupla inscrição cultural – é tanto esfera do encobrimento quanto possibilidade de emergência do inesperado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AGAMBEN, Giorgio. Che cos’è reale? La scomparsa di Majorana. Vicenza: Neri Pozza, 2016.

BARTHES, Roland. La préparation du roman I et II. Cours et séminaires au Collège de France (1978-1979 et 1979-1980). (Org. Nathalie Léger). Paris: Éditions du Seuil/ IMEC, 2003. DOI: https://doi.org/10.4000/leportique.586

BOURBOTTE, Jeremías. «El caos» de Juan Rodolfo Wilcock, in Castilla. Estudios de Literatura, 8, 2017, p. XXXIV-XXXVI. DOI: https://doi.org/10.24197/cel.8.2017.XXXIV-XXXVI

CODEBÒ, Marco. Narrating from the Archive: novels, records, and bureaucrats in the modern age. Nova Jersey: Fairleigh Dickinson Univ Press, 2010.

DE CERTEAU, Michel. La Possession de Loudun. Paris: Gallimard / Folio, 2005.

DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo. Uma Impressão Freudiana. Tradução de Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O anacronismo fabrica a história: sobre a inatualidade de Carl Einstein. Tradução de Maria Ozomar Ramos Squeff. In: ZIELINSKY, Mônica (ed). Fronteiras. Arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003, p. 19-53.

ERIBON, Didier. Michel Foucault, 1926-1984. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

ESPOSITO, Salvatore. La cattedra vacante: Ettore Majorana, ingegno e misteri. Nápoles: Liguori, 2009.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. Tradução de Fátima Murad. São Paulo: Edusp, 2009.

FERRANTE, Florencia. “Paradossi, pulci cinesi, e altri scandali della logica: appunti per un percorso borgeano attraverso gli scritti giornalistici di Juan Rodolfo Wilcock”. Rassegna iberistica, n. 111, p. 101-117, 2019.

FINZI, Roberto. Ettore Majorana. Un’indagine storica. Roma: Edizioni di Storia e Letteratura, 2002.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: ______. Ditos e escritos, v. IV. 2. ed. Organização, seleção de textos e revisão técnica de Manoel Barros da Motta; tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. v. IV: Estratégia, poder-saber, p. 203-222.

GIALLORETO, Andrea. I cantieri dello sperimentalismo. Wilcock, Manganelli, Gramigna e altro Novecento. Milão: Jaca Book, 2013.

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GIUDICE, Gaspare. “Le citazioni di Leonardo Sciascia”. Belfagor 46.3, 1991, p. 329-332.

HONESKO, Vinícius Nicastro. “Sobre o governo do real: a vida nos domínios do capitalismo informacional”. Revista Profanações, 5.1, 2018, p. 24-38. DOI: https://doi.org/10.24302/prof.v5i1.1784

JABLONKA, Ivan. O terceiro continente. Tradução de Alexandre de Sá Avelar. ArtCultura, v. 19, n. 35, p. 9-17, jul.-dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-01

KLEIN, Kelvin Falcão. Wilcock, ficção e arquivo. Rio de Janeiro: Editora Papéis Selvagens, 2018.

Klein, Kelvin Falcão. “Vidas célebres, vidas minúsculas: Vasari, Foucault, Michon” Aletria: Revista de Estudos de Literatura 24.3, 2014, p. 39-52. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.3.39-52

KLEIN, Kelvin Falcão. “Fabricação do presente em Juan Rodolfo Wilcock”. Revista Landa (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC), 2013, p. 57-70.

LACAPRA, Dominick. History in Transit: Experience, Identity, Critical Theory. Ithaca; Londres: Cornell University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.7591/9781501727467

RANCIÈRE, Jacques. A noite dos proletários: arquivos do sonho operário. Tradução de Marilda Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

SCIASCIA, Leonardo. Majorana desapareceu. Tradução de Mário Fondelli. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

SCIASCIA, Leonardo. La corda pazza. Scrittori e cose della Sicilia. Turim: Einaudi, 1982.

STEEDMAN, Carolyn. Dust: The Archive and Cultural History. Nova Jersey: Rutgers University Press, 2002.

STEEDMAN, Carolyn. “Something she called a fever: Michelet, Derrida, and dust” The American Historical Review, 106.4, 2001, p. 1159-1180. DOI: https://doi.org/10.2307/2692943

WILCOCK, J. Rodolfo. La sinagoga degli iconoclasti. Milão: Adelphi, 2014.

Téléchargements

Publiée

2021-06-28

Comment citer

Falcão Klein, K. . (2021). LITERATURA, ARQUIVO E DOCUMENTO EM LEONARDO SCIASCIA E JUAN RODOLFO WILCOCK. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 18(1), 82–106. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i1.1052