NA CAPA DA REVISTA GLAMOUR

UMA EDIÇÃO SOBRE MULHERES REAIS

Auteurs

  • Patrícia Carla Mucelin Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

DOI :

https://doi.org/10.35355/0000028

Mots-clés :

Acontecimento, blogueiras, Revista Glamour, moda

Résumé

As cinco blogueiras brasileiras Camila Coelho, Camila Coutinho, Helena Bordon, Lalá Rudge e Thássia Naves produziram material fotográfico e audiovisual sobre moda e beleza, e adquiriram o status de produtoras no campo da moda. Elas participaram da capa e conteúdo da edição de Julho de 2013. A imagem de capa da revista “Glamour” número 16 foi aqui analisada, levando-se em consideração o seu contexto de produção e repercussões no ambiente online. Através da semiótica de Peirce, empregando a metodologia proposta por Lúcia Santaella e o conceito de acontecimento de François Dosse, procuramos compreender de que maneira a revista “Glamour Brasil” contribuiu para a fabricação do acontecimento, naquele momento representado como ruptura, ao trabalhar com a imagem de “mulheres reais”.

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Références

ARANTES, Vanessa Lima de Macedo. Estudos comparativos da identidade das revistas em seus formatos impressos e digitais. Projeto de Iniciação Científica. São Paulo: PIBIC. 2014.

DOSSE, François. Renascimento do Acontecimento. São Paulo: Unesp, 2013.

GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

SIBILIA, Paula. O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

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Publiée

2020-08-19

Comment citer

Mucelin, P. C. . (2020). NA CAPA DA REVISTA GLAMOUR: UMA EDIÇÃO SOBRE MULHERES REAIS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 16(2), 118–136. https://doi.org/10.35355/0000028