LEITURAS ICONOGRÁFICAS E ICONOLÓGICAS
OS CRISTOS DO CARMO DE OURO PRETO
Mots-clés :
Iconografia, iconologia, escultura, ordem terceira do Carmo de Ouro PretoRésumé
No século XVIII, no Brasil colônia, as igrejas das Ordens Terceiras seguiam um programa iconográfico estabelecido pelas Ordens Primeiras no Reino. Essa arte barroca no interior dos templos era pedagógica e devocional. O presente estudo tem como objetivo analisar a iconografia e os elementos iconológicos das esculturas da Paixão de Cristo dos retábulos da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto (MG). Empregou-se o método iconográfico-iconológico a partir da leitura da interface entre retábulo e imagem de devoção. Portanto, por meio da interpretação da mensagem iconográfica foi possível compreender o imaginário do homem religioso daquele período.
Téléchargements
Références
BAZIN, Germain. O Barroco – Um Estado de Consciência. In: ÁVILA, Affonso. Barroco: teoria e análise. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, 1997.
BAZIN, Germain. O Aleijadinho e a escultura barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Record, 1963.
BRUSADIN, Lia Sipaúba Proença. Os Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto (MG). 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014, p. 68 - 127.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. Introdução: Artes, Religiosidade, Iconografia. In: RESENDE, Maria Efigênia Lage de; VILLALTA, Luiz Carlos. História das Minas Gerais – As Minas Setecentistas. Belo Horizonte: Autêntica; Companhia do Tempo, 2007 (Vol. 2).
CAMPOS, Adalgisa Arantes. Introdução ao Barroco Mineiro: cultura barroca e manifestações de rococó em Minas Gerais. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. A Ordem Carmelita. Per Musi, Belo Horizonte, n. 24, 2011.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. Quaresma e Tríduo Sacro nas Minas Setecentistas: Cultura Material e Liturgia. In: Revista Barroco, Belo Horizonte, 1993/6 (N. 17), p. 209 - 219.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. Escatologia, iconografia e práticas funerárias no barroco da Gerais. In: RESENDE, Maria Efigênia Lage de; VILLALTA, Luiz Carlos. História das Minas Gerais – As Minas Setecentistas. Belo Horizonte: Autêntica; Companhia do Tempo, 2007.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa / Rio de Janeiro: Difel / Bertrand, 1990.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa: elementos estruturais de sociologia da arte. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 1973.
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GOMBRICH, Ernst Hans. Imágenes simbólicas. Madrid: Alianza Forma, 1983.
GONZÁLEZ, Juan José Martín. Escultura Barroca Castellana. Madrid: Artes Gráficas Reyes, 1959.
HUIZINGA, H. O Declínio da Idade Média. Rio de Janeiro: Editora Ulissea, s/d.
LOPES, Francisco. A História da Construção da Igreja do Carmo de Ouro Preto. Rio de Janeiro: Publicação do SPHAN, 1942.
MÂLE, Émile. El Arte Religioso de la Contrarreforma: estudio sobre la iconografia del final del siglo XCVI y de los siglos XVII y XVIII. Madrid: Ed. Encuentro, 2001.
MÂLE, Émile. El arte religioso del siglo XII al siglo XVIII. Fundo de Cultura Econômica: México – Buenos Aires, 1952.
MARTINS, William de Souza. Membros do Corpo Místico: Ordens Terceiras no Rio de Janeiro (C. 1700 - 1822). São Paulo: Edusp, 2009.
NEVES, Maria Agripina; COTTA, Augusta de Castro. Do Monte Carmelo a Vila Rica: aspectos históricos da Ordem Terceira e da Igreja do Carmo de Ouro Preto. Ouro Preto: Edição da autora, 2011.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; CAMPOS, Adalgisa Arantes. Barroco e Rococó nas Igrejas de Ouro Preto e Mariana. Brasília, DF: Iphan/Programa Monumenta (Roteiros do Patrimônio; 10), 2010.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Rococó Religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.
RÉAU, Louis. Iconografia da Arte Cristã. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura: textos essenciais. Editora 34, São Paulo, 2005 (Vol. 8: Descrição e interpretação).
RÉAU, Louis; COHEN, Gustave. El arte de la edad media: artes plásticas, arte literário y la civilización Francesa. México, 1956 (Tomo LX; La evolucion de la humanidad. Sintesis colectiva).
SEBASTIÁN, Santiago. Contrarreforma y barroco: lecturas iconográficas e iconológicas. Madrid: Alianza Editorial, 1989.
SEBASTIÁN, Santiago. El Barroco Iberoamericano: mensaje iconográfico. Madrid: Ediciones Encuentro, 1990.
VAUCHEZ, André. A Espiritualidade na Idade Média Ocidental. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.