LEITURAS ICONOGRÁFICAS E ICONOLÓGICAS

OS CRISTOS DO CARMO DE OURO PRETO

Autor/innen

  • Lia Sipaúba BRUSADIN Proença Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Maria Regina QUITES Emery Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Schlagworte:

Iconografia, iconologia, escultura, ordem terceira do Carmo de Ouro Preto

Abstract

 No século XVIII, no Brasil colônia, as igrejas das Ordens Terceiras seguiam um programa iconográfico estabelecido pelas Ordens Primeiras no Reino. Essa arte barroca no interior dos templos era pedagógica e devocional. O presente estudo tem como objetivo analisar a iconografia e os elementos iconológicos das esculturas da Paixão de Cristo dos retábulos da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto (MG). Empregou-se o método iconográfico-iconológico a partir da leitura da interface entre retábulo e imagem de devoção. Portanto, por meio da interpretação da mensagem iconográfica foi possível compreender o imaginário do homem religioso daquele período.

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Autor/innen-Biografien

Lia Sipaúba BRUSADIN Proença, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Mestre e Doutoranda em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 

Maria Regina QUITES Emery, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora Doutora do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

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Veröffentlicht

2016-06-30 — aktualisiert am 2024-04-01

Zitationsvorschlag

BRUSADIN Proença, L. S., & QUITES Emery, M. R. (2024). LEITURAS ICONOGRÁFICAS E ICONOLÓGICAS: OS CRISTOS DO CARMO DE OURO PRETO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 13(1). Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/1492